A CONDIÇÃO DE SER PLANTONISTA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2023v21i3.3579Keywords:
Clínica contemporânea, Contemporaneidade, Plantão PsicológicoAbstract
Esse trabalho é o resultado da análise da experiência da atuação prática dos alunos de psicologia no projeto Plantão Psicológico vinculado ao LAPFES do departamento de psicologia da UFC. Entendendo a prática do plantão como ferramenta importante para a formação do futuro terapeuta e abrangente em suas ações junto à comunidade, torna-se relevante a análise da experiência dos estudantes na condição de plantonistas. Utilizamos 79 relatos, produzidos entre 2018 e 2022. Optamos por um estudo exploratório qualitativo sob a perspectiva fenomenológica, com intuito de uma aproximação da realidade vivida para além da soma das menções dos fatos observados. Os resultados mostraram que o plantão é uma prática diferenciada da clínica tradicional, importante para a formação por contribuir com a experiência prática e a produção efetiva de ações de cuidado, fazendo pensar o fazer psicológico deslocado da rigidez técnica do contexto acadêmico e ainda, como ferramenta de política pública, que abraça diferentes realidades sociais e acolhe diversas demandas clínicas.
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