SAÚDE NAS ESCOLAS: A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE ÚNICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Jaqueline Chibicheski UFPR
  • Vitor Campos Assumpção de Amarante
  • Luís Fernando Turozi Mausson
  • Antônio Waldir Cunha da Silva

DOI:

https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2024v22i1.4088

Resumo

A saúde única consiste no pensar coletivo e indissociável da saúde ambiental, humana e animal, visando à promoção do bem-estar e harmonia de todos. Este projeto teve por objetivo levar este conceito de forma lúdica e realista a alunos de quintos anos das escolas municipais do município de Campo Magro-Paraná, visando acrescentar conhecimento acerca da guarda responsável de cães e gatos, reciclagem, prevenção de zoonoses e higiene pessoal e alimentar aos alunos contemplados no projeto e usufruir do ambiente escolar, sabidamente reconhecido como importante núcleo de desenvolvimento do cidadão, para conscientizar as crianças quanto a necessidade de se preservar a natureza e demais formas de vida, visando um futuro digno e sustentável. Os resultados obtidos por meio da aplicação de questionário pré e pós ação educacional demonstraram que houve aumento em respostas positivas, o que realça a aplicabilidade destas atividades como forma de estimular, por meio da educação infantil, a prevenção e promoção da saúde. Assim, destaca-se a positividade da realização de projetos educacionais deste gênero, porém, entende-se a necessidade de se ter educação continuada, especialmente sobre temas que possuem interferência direta na população abrangida, para que efetivas mudanças possam ser aplicadas e observadas na comunidade como um todo. 

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Publicado

2024-04-12

Edição

Seção

Ciências da Saúde