SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA PACIENTE SUBMETIDOS A NEUROCIRURGIA E INDICADORES DE CASOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2024v22i1.4089Resumo
Os pacientes com doenças neurológicas quando submetidos a procedimentos cirúrgicos podem apresentar diversas complicações e evoluir para desfechos negativos, dentre os quais, o óbito. Objetiva-se relatar através da revisão na literatura a assistência de enfermagem a pacientes submetidos a neurocirurgias e demonstrar os indicadores das doenças que mais ocasionam a procedimentos neurocirúrgicos. Revisão integrativa da literatura, com método que reúne e sintetiza o conhecimento produzido por meio da análise dos resultados evidenciados em estudos primários. Para a seleção dos estudos, foram consultadas bases de dados científicas, como PubMed, Google Scholar, BDENF, LILACS e a Scielo. Para a organização dos dados e viabilização da análise, elaborou-se um quadro com a síntese dos estudos selecionados utilizando o programa Microsoft Office Word 2010. Foram encontradas 100 referências de trabalhos em suportes eletrônicos, sendo 40 no Scielo, 10 no PubMed, 40 no Google Acadêmico e 10 no LILACS. A partir disso todas as 100 referências foram reavaliadas diante as perguntas norteadoras “como ocorre a Sistematização de Enfermagem a pacientes submetidos a neurocirurgias?” e “quais são os indicadores de doenças mais prevalentes do sistema nervoso?”. Destas, excluíram-se aquelas que não cumpriam todos os critérios estabelecidos: ano de publicação dos últimos dez anos e língua portuguesa, inglesa e espanhol. Após isso foram selecionados cinco estudos. Dessarte, pode-se observar, que as doenças de aneurismas cerebrais, tumores cerebrais, lesões cerebrais, doenças neurodegenerativas, hematoma cerebral, epilepsia e enxaqueca que são mais prevalentes para o procedimento de neurocirurgia. Construiu-se um quadro com os principais achados referentes a assistência de enfermagem ao paciente em pós-operatório imediato neurocirurgia. Conclui-se que a aplicação da SAE possibilita ao enfermeiro realizar o planejamento e o atendimento de forma integral, holística e individualizada, evitando possíveis intercorrências e cancelamentos inesperados do procedimento, colaborando para uma melhor qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).