VIABILIDADE DO EMPREGO DE TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS EM HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL DO PROGRAMA CASA VERDE E AMARELA
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2024v22i1.4148Resumo
As necessidades crescentes por moradia e a criação de programas de habitação de interesse social (HIS) devido ao déficit habitacional surgido pelo adensamento populacional urbano, juntamente com a preocupação em relação ao uso racional de recursos não renováveis, demandaram mudanças nos sistemas construtivos ao longo do tempo. A análise da viabilidade do emprego de tecnologias sustentáveis em HIS do programa Casa Verde e Amarela no Espírito Santo fez-se indispensável para incluir agentes mitigadores dos impactos causados pela construção civil no meio ambiente, delimitando as tecnologias telhado verde e sistema fotovoltaico de geração de energia para o estudo por proporcionarem conforto ambiental, conforto visual, bem-estar e melhoria na qualidade de vida. Foram utilizados os métodos de pesquisa descritiva e quantitativa afim de reunir informações já publicadas em trabalhos anteriores, dados comparativos de custos analisados através do cálculo do payback simples e pela relação entre investimento e vida útil da tecnologia. Observou-se que essas tecnologias proporcionam vantagens em relação aos sistemas construtivos tradicionais e impactam diretamente o orçamento das famílias, principalmente as de baixa renda, sendo seu custo-benefício satisfatório. Torna-se necessário a intervenção estatal para garantir que tecnologias sustentáveis sejam pré-requisitos mínimos obrigatórios em novas construções desse modelo, preferencialmente de forma subsidiada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).