VIABILIDADE DO EMPREGO DE TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS EM HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL DO PROGRAMA CASA VERDE E AMARELA
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2024v22i1.4148Abstract
As necessidades crescentes por moradia e a criação de programas de habitação de interesse social (HIS) devido ao déficit habitacional surgido pelo adensamento populacional urbano, juntamente com a preocupação em relação ao uso racional de recursos não renováveis, demandaram mudanças nos sistemas construtivos ao longo do tempo. A análise da viabilidade do emprego de tecnologias sustentáveis em HIS do programa Casa Verde e Amarela no Espírito Santo fez-se indispensável para incluir agentes mitigadores dos impactos causados pela construção civil no meio ambiente, delimitando as tecnologias telhado verde e sistema fotovoltaico de geração de energia para o estudo por proporcionarem conforto ambiental, conforto visual, bem-estar e melhoria na qualidade de vida. Foram utilizados os métodos de pesquisa descritiva e quantitativa afim de reunir informações já publicadas em trabalhos anteriores, dados comparativos de custos analisados através do cálculo do payback simples e pela relação entre investimento e vida útil da tecnologia. Observou-se que essas tecnologias proporcionam vantagens em relação aos sistemas construtivos tradicionais e impactam diretamente o orçamento das famílias, principalmente as de baixa renda, sendo seu custo-benefício satisfatório. Torna-se necessário a intervenção estatal para garantir que tecnologias sustentáveis sejam pré-requisitos mínimos obrigatórios em novas construções desse modelo, preferencialmente de forma subsidiada.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Pensar Acadêmico

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).