AS DIFICULDADES NO RASTREAMENTO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2024v22i1.4153Resumo
Essa revisão da literatura teve como objetivo decifrar as dificuldades no rastreamento do câncer de colo do útero no sistema único de saúde. Os estudos científicos que embasaram este trabalho, foram pesquisados no BVS e SciELO, a seleção se iniciou após a leitura do resumo para a agregação, sendo 13 artigos selecionados, que atendem aos objetivos do presente trabalho. O estudo critico possibilitou os dados desse trabalho, todo os artigos que embasaram foram apresentados em uma tabela, contendo título, autor, ano, objetivo, metodologia e a conclusão. A discussão foi realizada a partir de 6 eixos: 1) O Câncer de colo de útero e suas características; 2) A técnica de coleta do Exame Citopatológico; 3) Exame Citopatológico e sua importância no rastreio do Ca de útero; 4) A enfermagem e as dificuldades no rastreio do Ca de útero; 5) Consequências do Ca de útero na mulher, família e saúde pública; 6) Relação entre imunização contra o HPV e a prevenção contra o câncer de colo do útero. Tendo com conclusão a importância do enfermeiro em todo o processo de rasteio, quebras dos tabus existentes, ações educativas, coleta adequada do citopatológico, relação de confiança paciente e profissional, acesso fácil a marcações de consulta.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).