ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS E SEU ALINHAMENTO COM O COMPARTILHAMENTO DA INFORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2024v22i1.4155Resumo
A proposta deste estudo é demonstrar o alinhamento existente entre as políticas de Gestão de Pessoas adotadas por uma organização e sua influência na disponibilidade para a partilha de informações em um ambiente organizacional. Para tanto, utilizou-se de um estudo de caso em uma Instituição Financeira localizada no Estado de Minas Gerais com a aplicação de diferentes técnicas - análise documental, entrevistas semiestruturadas e grupos focais - para a coleta de dados. Os dados coletados e analisados demonstram uma estreita conexão entre essas duas temáticas e corrobora para a compreensão que o estilo de gestão adotado pelas empresas pode se tornar um facilitador ou um complicador no que diz respeito à disponibilidade para a partilha das informações. No caso específico da unidade de análise neste estudo, evidenciou-se um cenário muito político e extremamente competitivo dificultando significativamente a partilha de informações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).