ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS E SEU ALINHAMENTO COM O COMPARTILHAMENTO DA INFORMAÇÃO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2024v22i1.4155

Abstract

The purpose of this study is to demonstrate the existing alignment between People Management policies adopted by an organization and their influence in on the availability to share information in an organizational environment. For that, it was used a case study of a Financial Institution located in the State of Minas Gerais with the application of different techniques - documentary analysis, semi-structured interviews and focus groups - for data collection. The collected and analyzed data demonstrate a close connection between these two themes and corroborates to the understanding that the management stile adopted by companies can become a facilitator or a complicator when concern to the availability for sharing information. In the specific case of the unit of analysis in this study, a political and extremely competitive scenario was evidenced,significantly hindering the sharing of information.

Author Biographies

Rita de Cassia Martins de Oliveira Ventura, Centro Universitário UNIFACIG

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - MG, Mestre em Administração (Organizações e Recursos Humanos) pela Universidade Federal de Minas Gerais - MG, Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - MG

Mônica Erichsen Nassif , Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular e pesquisadora da Escola de Ciência da Informação - ECI da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, desde 1994. Doutora e Mestre em Ciência da Informação e graduada em Biblioteconomia. Atua como docente, pesquisadora e orientadora de teses e dissertações nas áreas de gestão da informação e do conhecimento, gestão estratégica da informação e inteligência competitiva. Desenvolve pesquisas junto a gestores de organizações privadas - especialmente de pequeno porte - e organizações públicas sob o ponto de vista da cognição situada e incorporada. É coordenadora do Grupo de Pesquisa " Estudos Cognitivos em Ciência da Informação - GECCI, cadastrado no CNPq desde 2003. Foi Vice-Diretora da ECI entre 2019 e 2021e Chefe do Departamento de Teoria e Gestão da Informação - DTGI da ECI entre 2016 e 2019. Coordenou o Colegiado do Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFMG entre 2004 e 2008 e o Núcleo de Informação Tecnológica e Gerencial - NITEG, no período de 2018 a 2019.

Reginaldo Adriano de Souza, Centro Universitário UNIFACIG

Formado em Administração pela Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (2006). Especialização em Docência para o Ensino Superior pela UNIP e em Administração Rural pela UFLA, mestre em Administração pela FEAD-BH. Atualmente é professor no Centro Universitário UNIFACIG nos cursos de Administração, Marketing, Medicina Veterinária, membro representante Docente da CPA, assessor da pró-reitoria e Coordenador do curso de Marketing. Membro do NDE nos cursos de Administração, Marketing e Medicina Veterinária. Membro da Comissão de Vestibular do UNIFACIG. Membro da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento CPSA - FIES. Membro da Comissão Assessora dos Cursos Superiores de Tecnologia em Marketing no ENADE, nos ciclos avaliativos do Sinaes (2015-2024), conforme Portarias do INEP 54 de 06 de março de 2015; 151 de 05 de março de 2018 e 110 de 01 de abril de 2022.

Lilian Beatriz Ferreira Longo, Centro Universitário UNIFACIG

Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes. Possui Graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (2006). Pós-graduação em Gestão de Empresas com ênfase em Micro e Pequenas (UFLA / 2010) e em Formação de Professores para o Ensino Superior (UNIP / (2008). Atualmente é Secretária Geral e Professora do Centro Universitário UNIFACIG.

Published

2024-04-12

Issue

Section

Ciências Sociais Aplicadas