PERSPECTIVA DE INDIVÍDUOS QUE USUFRUEM DO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO GRATUITO: O BENEFÍCIO DA ODONTOLOGIA ESTUDANTIL PARA A COMUNIDADE
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2024v22i2.4157Resumo
O atendimento odontológico gratuito ofertado pelas escolas de graduação atualmente tem trazido benefícios para população que necessita de uma atenção especializada, assim como fornecido conhecimento básico de entendimento prático e ideais baseados nos fundamentos e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). O trabalho visou obter a perspectiva dos usuários quanto ao atendimento estudantil de uma clínica odontológica em uma Instituição de Ensino. O estudo foi realizado com a aplicação de 100 questionários, previamente autorizados pelos pacientes após a leitura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). O questionário apresentou questões voltadas para o nível de satisfação do indivíduo em relação ao tratamento ofertado pelos alunos do curso de Odontologia na clínica, e outras perguntas como a idade, gênero, perfil socioeconômico, hábitos de higiene bucal e o acesso a tratamento odontológico. Os dados foram tabulados e analisados, e os resultados obtidos evidenciaram que 71% dos entrevistados estão muito satisfeitos e 28% estão satisfeitos com o atendimento em geral; 97% consideram que o atendimento clínico traz benefícios para a comunidade. Concluiu-se que a maioria dos pacientes que frequentam a clínica avaliou o atendimento docente e discente como bom ou excelente e que o ambiente de trabalho era agradável, estando satisfeita com o tratamento, o qual foi considerado benéfico para a comunidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).