TRATAMENTO DE FISSURAS ATIVAS E PASSIVAS EM EDIFICAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2024v22i2.4194Resumo
O presente trabalho aborda as fissuras em edificações, ressaltando sua relevância na construção civil. Além disso o estudo identifica causas variadas para o surgimento dessas anomalias, como variações térmicas e higroscópicas, sobrecargas na estrutura, recalques de fundação e alterações químicas nos materiais. A classificação das fissuras conforme sua abertura e movimentação, permite diferenciá-las entre ativas e passivas, fator determinante na escolha do método de tratamento dessas manifestações patológicas. Nesse contexto, o artigo explora métodos de investigação da movimentação da fissura, assim como a técnica corretiva adequada para cada caso. A abordagem sistemática apresentada destaca a importância de identificar a causa da anomalia com precisão, para seja possível aplicar estratégias de tratamento eficazes. Dessa forma, a revisão bibliográfica do artigo é focada na classificação das fissuras e nas abordagens de tratamento, considerando a influência do tipo de fissura na escolha dos métodos. Por sua vez, a discussão de resultados destaca a relação entre fissuração e durabilidade, enfatizando a importância da técnica corretiva. Por fim, técnicas de tratamento, como injeção, selagem, grampeamento, bandagem e tela metálica, são detalhadas, ressaltando a seleção adequada conforme a natureza da fissura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).