O AVANÇO DA IDADE MATERNA COMO UM FATOR DE RISCO PARA O DIABETES MELLITUS GESTACIONAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2024v22i3.4205Resumo
A diabetes mellitus gestacional (DMG) é o problema metabólico mais comum na gestação, o qual envolve alteração de fatores glicêmicos, associada a fatores ambientais que aumentam o risco para o surgimento da doença. Tendo em vista a relevância desse tema, por meio da revisão integrativa de literatura, nossos objetivos é entender a influência do avanço da idade no desenvolvimento da DMG, abordando suas fisiopatologias, seus fatores de risco, as alterações no metabolismo da glicose com o avançar da idade, bem como suas complicações maternas e no recém-nascido. A coleta de dados foi realizada nas plataformas BVS, SciELO e PubMed e selecionados os artigos no período de 2013 a 2023 considerando os descritores: diabetes gestacional, fatores de risco, distúrbios metabólicos, pré-natal e gestação. Dentre os principais fatores de riscos temos idade acima de 25 anos, antecedentes familiares de DMG, antecedentes pessoais de alterações metabólicas, entre outras. O avançar da idade traz consigo mudanças fisiológicas, definida como senescência, as quais são um fator importante para o desenvolvimento da DMG. Sendo assim, no decorrer da gestação podem surgir algumas complicações para a mãe e para o feto, sendo algumas das maternas: candidíase vaginal, infecção urinária, polidrâmnio. Já no feto podemos ter macrossomia, tocotraumatismo, abortamento, malformações, óbito intrauterino e outras complicações. Portanto, conclui-se que necessita de mais estudos para fornecer diretrizes mais claras para um manejo mais adequado em pacientes que tenha 35 anos ou mais com DMG. Tais avanços podem levar a melhores desfechos para as mães e seus bebês, além de aprimorar as estratégias de atendimento ao paciente em geral.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).