RELAÇÃO ENTRE A EXPOSIÇÃO PRÉ-NATAL AO BISFENOL-A E O SURGIMENTO DE CÂNCER DE MAMA: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2024v22i3.4213Resumo
O Bisfenol-A (BPA) é um composto químico orgânico que pode afetar reações celulares, levando a anormalidades fetais, distúrbios metabólicos e alterações hormonais. A influência desse composto, especialmente em contato com o feto, tem sido associada ao surgimento de neoplasias mamárias devido ao mimetismo do BPA com hormônios análogos ao estrogênio, intensificando a proliferação celular e diminuindo a apoptose mamária. Nesse sentido, objetiva-se realizar uma revisão integrativa para buscar evidências entre a associação a exposição pré-natal ao BPA e a ocorrência de câncer de mama. Para o levantamento dos artigos na literatura, realizou-se uma coleta nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e United States National Library of Medicine (PUBMED). Os descritores e palavras-chave utilizados foram “Breast Neoplasms”, “Bisphenol” e “Prenatal Exposure”. Foram selecionados seis artigos, nos quais, notou-se que a exposição pré-natal ao BPA pode causar alterações morfologicas da glândula mamária, sendo que um estudo evidenciou tumorigênese precoce em camundongos transgênicos MMTV-erbB2, enquanto, três estudos descreveram alterações pré-cancerosas, um não encontrou alterações na morfologia mas demonstrou aumento na suscetibilidade e um descreveu aumento dos níveis de marcador tumoral. Em conjunto, os dados evidenciam que a molécula pode aumentar o risco de desenvolvimento de câncer de mama. Logo, as descobertas desta revisão ressaltam a necessidade de mais pesquisas com o intuito de elucidar os mecanismos pelos quais o bisfenol influencia a saúde mamária e para desenvolvermos estratégias de intervenção mais eficazes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).