O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Autores

  • Lívia Da Silva Lima Universidade Federal do Ceará
  • Luana dos Santos Saraiva Universidade Federal do Ceará
  • Wenderson Luis da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Célia Maria Braga Carneiro Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2025v23i1.4215

Resumo

Facilidade de acesso, rapidez de comunicação e atualização constante tornaram a Internet uma ferramenta essencial para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), destacadamente durante a Covid-19. Porém, houveram desafios: o excesso de informações, a confiabilidade das fontes, a capacitação para a utilização e o acesso, diante da diversidade socioeconômica do Brasil. O estudo tem como objetivo geral: analisar a contribuição das TIC’s para a elaboração do TCC, pelos discentes do Curso de Ciências Contábeis, campus Fortaleza (CE), da UFCE, nos semestres de 2021.1, 2022.1 e 2023.1. Os objetivos específicos são: (i) identificar as principais fontes de pesquisa e leitura utilizadas na Internet; (ii) identificar as ferramentas de pesquisa científica mais empregadas na elaboração dos TCC’s; e (iii) analisar as principais dificuldades dos educandos no uso das TIC’s durante a Covid-19. A pesquisa é exploratória, descritiva e qualitativa com delineamentos de pesquisa bibliográfica, estudo de caso e survey. A coleta dos dados realizou-se através de questionário online (Google Forms), estruturado em três dimensões com perguntas abertas e fechadas. A amostra total foi de 160 discentes, do tipo aleatória e estratificada nos semestres 2021.1 (85), 2022.1 (39) e 2023.1 (36). A análise dos dados foi realizada com a técnica de análise descritiva. Os resultados apontaram que as principais fontes de pesquisa online para elaboração do TCC foram: artigos científicos, dissertações/teses, legislação e e-books. As ferramentas digitais mais utilizadas: Microsoft Office, Google Drive, Google Forms e Google Docs. As limitações foram a falta de conhecimento para: acessar os sites, plataformas e programas digitais; o uso de ferramentas tecnológicas para pesquisar referências; e realizar a estruturação, organização e/ou interpretação dos dados. Concluiu-se a relevância das TIC’s para a elaboração do TCC, pois tanto no método remoto quanto no presencial, os discentes utilizaram as ferramentas e plataformas de pesquisa de forma intensiva.

Biografia do Autor

Lívia Da Silva Lima, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Ciências Contábeis pela UFCE.

Luana dos Santos Saraiva, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Ciências Contábeis pela UFCE.

Célia Maria Braga Carneiro, Universidade Federal do Ceará

Professora efetiva no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2025-04-10

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas