A FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA AGENTES INDÍGENAS DE SAÚDE (AIS) E AGENTES INDÍGENAS DE SANEAMENTO (AISAN): UMA ANÁLISE DOCUMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2024v22i3.4250Resumo
Este artigo tem como objetivo basilar avaliar a formação profissional para Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN), a partir das diretrizes curriculares nacionais e dos materiais didáticos elaborados pelo Ministério da Saúde, ambos elaboradores pelo Ministério da Saúde, com o apoio de pesquisadores e instituições de ensino e profissionais dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Utilizou-se, como caminho metodológico, a análise documental e a abordagem qualitativa. Identificou-se, por meio da análise dos documentos, que existe um alinhamento das diretrizes curriculares nacionais e materiais didáticos para a formação desses agentes com os processos de trabalho em saúde e com as políticas públicas de valorização dos povos indígenas. Constamos, ainda, a preocupação com a linguagem e a cultura, assim como a identificação de uma abordagem contextualizada das temáticas que integram a medicina ocidental com a medicina tradicional dos indígenas.
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