A FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA AGENTES INDÍGENAS DE SAÚDE (AIS) E AGENTES INDÍGENAS DE SANEAMENTO (AISAN): UMA ANÁLISE DOCUMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2024v22i3.4250

Resumo

Este artigo tem como objetivo basilar avaliar a formação profissional para Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN), a partir das diretrizes curriculares nacionais e dos materiais didáticos elaborados pelo Ministério da Saúde, ambos elaboradores pelo Ministério da Saúde, com o apoio de pesquisadores e instituições de ensino e profissionais dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Utilizou-se, como caminho metodológico, a análise documental e a abordagem qualitativa. Identificou-se, por meio da análise dos documentos, que existe um alinhamento das diretrizes curriculares nacionais e materiais didáticos para a formação desses agentes com os processos de trabalho em saúde e com as políticas públicas de valorização dos povos indígenas. Constamos, ainda, a preocupação com a linguagem e a cultura, assim como a identificação de uma abordagem contextualizada das temáticas que integram a medicina ocidental com a medicina tradicional dos indígenas.

Biografia do Autor

Salatiel Da Rocha Gomes, Centro de Educação Tecnológica do Amazonas

Pós-doutorando em Educação (Universidade de Paso Fundo), Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia (UFAM), Analista Técnico Educacional do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). E-mail: salatielrocha@yahoo.com.br.

Geycielle De Oliveira Batista, Secretaria Estadual de Saúde - SES/AM

Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação Enfermagem no Contexto Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (PPGENF-MP/UFAM). E-mail: geycielleo@gmail.com

Liliane Costa de Oliveira, Secretaria Estadual de Educação do Amazonas - SEDUC/AM

Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia, Mestra em Sociologia, Cientista Social. Professora de Sociologia na Secretaria de Educação do Estado do Amazonas. E-mail: professora.mali10@gmail.com

Jackeline Sarmento Gomes, Secretaria Municipal de Educação - SEMED/AM

Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (UEA), professora e pedagoga da Secretaria Municipal de Educação. E-mail: jackeline.sarmento@semed.manaus.am.gov.br

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Publicado

2024-12-12

Edição

Seção

Ciências Humanas