AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE FLEXIBILIDADE ATIVA E PASSIVA EM ESCOLARES PRATICANTES DE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA APAE DA CIDADE DE ITACARAMBI-MG

Autores

  • Valdenio Mendes de Souza ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA

DOI:

https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2024v22i3.4285

Resumo

A flexibilidade, essencial para a aptidão física e o desempenho em atividades diárias e esportivas, varia entre indivíduos devido a fatores como gênero e tipo de atividade, evidenciando a necessidade de abordagens personalizadas no treinamento. A mobilidade articular e a elasticidade dos tecidos são fundamentais para uma flexibilidade adequada, e um trabalho contínuo e específico é necessário para resultados satisfatórios. Este estudo visa avaliar a flexibilidade dos alunos da APAE de Itacarambi – MG, que frequentemente enfrentam deficiências físico-motoras e distúrbios posturais. A pesquisa utilizará testes de flexibilidade, como o Teste de Sentar e Alcançar e o Flexiteste, segmentando os participantes por turno, gênero e faixas etárias (15 a 19 anos e 20 a 29 anos). A amostra será composta por 30 alunos que frequentam regularmente as aulas de Educação Física. A coleta de dados será realizada ao longo de três semanas, com o uso de instrumentos como balança digital, trena métrica e Banco de Wells. A abordagem metodológica é descritiva e quantitativa, visando analisar os resultados para aprimorar o planejamento das aulas e promover uma abordagem mais eficaz que melhore a qualidade de vida dos alunos. Os dados obtidos servirão como base para futuras pesquisas em educação inclusiva e reabilitação física, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas e intervenções adaptadas às necessidades dos alunos da APAE. estudo possui as seguintes seções: APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itacarambi – MG; Educação Física Escolar; Classificação das Deficiências; Flexibilidade Ativa e Passiva; e Análise e Discussão de Resultados. Nas Considerações Finais, será realizada uma análise abrangente dos resultados obtidos a partir dos testes de flexibilidade ativa e passiva aplicados aos alunos da APAE de Itacarambi – MG.

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Publicado

2024-12-12

Edição

Seção

Ciências da Saúde