CONSERVADORISMO E RENOVAÇÃO NO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO: UM ESTUDO DAS CANÇÕES “CÁLICE” DE CHICO BUARQUE E “QUE PAÍS É ESSE?” DE LEGIÃO URBANA
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2025v23i1.4291Resumo
O artigo busca explorar os fundamentos da profissão de Serviço Social e sua evolução histórica, à luz de um período crítico da história brasileira e das letras de músicas que capturam esse contexto. A Ditadura Militar marcou aproximadamente duas décadas de repressão e censura no Brasil, criou um cenário de profunda crise social e política, que influenciou diretamente a prática e a teoria do Serviço Social. As canções "Cálice" e "Que País é Esse?" servem como documentos de protesto e resistência, refletindo as tensões e as lutas da época. Assim, objetiva analisar essas músicas em diálogo com textos acadêmicos e teóricos sobre o Serviço Social, e traçar uma correlação entre os desafios enfrentados pelos assistentes sociais durante a ditadura e as críticas sociais expressas nas letras das músicas. Ao examinar a interseção buscamos entender como a prática profissional foi moldada e reagiu ao período de intensa repressão e desigualdade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).