O PODER DAS EMOÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR: AUTORREGULAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autores

  • Caroline Lacerda Alves de Oliveira Unifacig
  • Ana Luíza Arantes Knaip
  • Gabriele Cristina Pereira Gonçalves
  • Kaira Bernardes Triunfo
  • Marco Antônio Aleixo Oliveira Silva
  • Nicoly Aparecida De Matos
  • Raphaela Gualberto De Oliveira
  • Stephanie Rosa Baia

DOI:

https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2025v23i4.4293

Resumo

As emoções são respostas subjetivas a estímulos internos e são de estrema importância não só para nossa existência, mas também para as relações interpessoais e estão intimamente ligados à comunicação, aprendizagem e evolução humana. No entanto, precisam ser autorreguladas desde a primeira infância para posteriormente não prejudicarem as conexões sociais.O artigo tem como objetivo avaliar os impactos subjetivos que os cuidadores e a comunidade têm sobre as emoções das crianças e analisar a maneira como as crianças aprenderam a lidar com seus sentimentos. Esse trabalho contribui para compreender os impactos que os cuidadores e a escola têm na construção do processo de aprendizagem da autorregulação emocional de crianças do ensino fundamental I.

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Publicado

2025-08-26

Edição

Seção

Dossiê: Psicologia e Cotidiano