O PODER DAS EMOÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR: AUTORREGULAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2025v23i4.4293Resumo
As emoções são respostas subjetivas a estímulos internos e são de estrema importância não só para nossa existência, mas também para as relações interpessoais e estão intimamente ligados à comunicação, aprendizagem e evolução humana. No entanto, precisam ser autorreguladas desde a primeira infância para posteriormente não prejudicarem as conexões sociais.O artigo tem como objetivo avaliar os impactos subjetivos que os cuidadores e a comunidade têm sobre as emoções das crianças e analisar a maneira como as crianças aprenderam a lidar com seus sentimentos. Esse trabalho contribui para compreender os impactos que os cuidadores e a escola têm na construção do processo de aprendizagem da autorregulação emocional de crianças do ensino fundamental I.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).