AVALIAÇÃO COGNITIVA COMO FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO EM IDOSOS COM DEPRESSÃO: UMA REVISÃO NARRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2025v23i3.4491

Resumo

O envelhecimento populacional associa-se ao aumento da prevalência de depressão em idosos, condição frequentemente acompanhada por comprometimento cognitivo que dificulta diagnóstico e tratamento. Esta revisão narrativa analisou o estado atual da literatura científica sobre a avaliação cognitiva como ferramenta de diagnóstico e intervenção em idosos com depressão. Foi realizada busca sistemática nas bases de dados BVS, SciELO e PubMed, utilizando descritores relacionados à depressão no idoso e avaliação cognitiva, com filtros para publicações dos últimos cinco anos em português, inglês e espanhol. Dos 193 estudos inicialmente identificados, 8 foram selecionados para análise completa. Os resultados evidenciaram que instrumentos de triagem como MMSE e MoCA, embora úteis para avaliação inicial, apresentam sensibilidade e especificidade limitadas para detectar déficits sutis frequentes em quadros depressivos tardios. A avaliação neuropsicológica clínica abrangente mostrou-se mais eficaz para diferenciar comprometimentos decorrentes da depressão daqueles relacionados a doenças neurodegenerativas. Estudos recentes validaram métodos de avaliação remota como TICS-M, T-MoCA e GDS-30 por telefone, ampliando o acesso ao rastreio de comprometimento cognitivo e sintomas depressivos em populações com acesso limitado aos serviços de saúde. Conclui-se que a avaliação cognitiva em idosos com depressão deve ser abrangente, personalizada e regular, permitindo intervenções específicas para preservar a funcionalidade e qualidade de vida dessa população.

Biografia do Autor

Álvaro Henrique Andreatta Alencar, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida - FESAR

Área da Saúde. Médicos. Estudantes de Medicina ou estudantes da área da saúde.

Matheus Enric Martins Pereira, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida

Estudante de medicina do oitavo período da FESAR - Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida.    

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Publicado

2025-12-03

Edição

Seção

Ciências da Saúde