O EMPREENDEDORISMO NO CONTEXTO DA COVID-19: NECESSIDADE, OPORTUNIDADE E SOLIDARIEDADE
Keywords:
COVID-19, Desemprego, Empreendedorismo.Abstract
Os impactos causados pela pandemia da COVID-19 vão além da saúde e se refletem no cenário econômico. O índice de desemprego aumentou juntamente com a inflação, ocasionando perdas na economia, principalmente em países ainda emergentes no cenário mundial, como o Brasil. Neste contexto, o presente artigo teve como objetivo analisar o empreendedorismo diante da pandemia da COVID-19, levantando discussões a respeito do tema, relacionando ao trabalho informal, desemprego e crise econômica. Foi possível verificar que, para evitar ou mitigar os efeitos da pandemia dentro da economia, o governo brasileiro adotou uma série de medidas provisórias para injetar dinheiro no mercado e fornecer ajuda aos trabalhadores desempregados. Porém, uma grande parte desse público se vê num cenário onde a sobrevivência pode ser encontrada por meio de atividades empreendedoras. Essas atividades empreendedoras podem ser divididas em duas conceituações, denominadas de oportunidade e de necessidade. Assim, o estudo demonstrou que em um momento de crise, o empreendedorismo por necessidade, ou seja, aquele em que as pessoas recorrem para garantir uma fonte de renda para sobrevivência, ganha destaque. Além disso, a formalização do trabalho informal, por intermédio do cadastro do Microempreendedor Individual (MEI), e o empreendedorismo solidário, pautado na criatividade e solidariedade, parecem ser uma tendência para a conjuntura da pós-pandemia. Por fim, conclui-se que na busca por resoluções de impasses presentes (como a falta de renda e pobreza) e problemas que, possivelmente, se arrastarão para o futuro, a pandemia da COVID-19 trouxe com ela novos empreendedores, que empreendem seja por necessidade, oportunidade e solidariedade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).