AS RAÍZES NEOLIBERAIS DO NOVO ENSINO MÉDIO

Authors

  • Mike Ceriani de Oliveira Gomes Universidade Estadual Paulita "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG); Faculdade Marechal Rondon (FMR).

DOI:

https://doi.org/10.21576/pa.2021v19i3.2441

Keywords:

Novo Ensino Médio, Lei 13.415/2017, interesses neoliberais.

Abstract

Este artigo se trata de uma revisão literária realizada a partir de observações de mudanças propostas com o Novo Ensino Médio (lei 13.415/2017), medida que altera pontos de extrema relevância da Lei das Diretrizes Básicas da Educação (LDB) e prevista para implementação progressiva a partir de 2021. Essas observações levaram a uma revisão bibliográfica acerca do tema, tomando como principais referências autores que tratam Educação a partir de uma ótica sociológica, visando responder quais são os principais agentes interessados nessa área, como e os porquês. Dessa maneira, foi possível apresentar críticas não apenas à organização do projeto, mas também os interesses neoliberais não explicitados nele.

Author Biography

Mike Ceriani de Oliveira Gomes, Universidade Estadual Paulita "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG); Faculdade Marechal Rondon (FMR).

Aluno regular de Mestrado Acadêmico no Programa de Pós Graduação em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulita "Júlio de Mesquita Filho", UNESP; Especialista em Metodologia de Ensino da Língua Inglesa (2019) pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG); Especialista em Controladoria e Finanças (2019) pela Faculdade Marechal Rondon (FMR - São Manuel); Licenciado em Letras - Inglês (2019) pelo programa de Segunda Formação da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR - Campus Botucatu); Bacharel em Administração (2016) e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos (2017) pela Faculdade Marechal Rondon (FMR - São Manuel). Atualmente realiza pesquisas voltadas às Redes Sociais e à Sociologia dos Movimentos Sociais; na área de Educação conta com publicações relacionadas à Gestão Escolar e Métodos de Ensino e Aprendizagem no sistema de Educação Formal e Não Formal; também conta com publicações na área de Administração a partir das teorias comportamentais de George Elton Mayo (Teoria das Relações Humanas) e de Abraham Maslow (Teoria das Necessidades Humanas); Atualmente, exerce a função de Instrutor de Inglês em instituições de ensino profissionalizante no município de Botucatu (SP).

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Published

2021-07-29

Issue

Section

Ciências Humanas