A RELAÇÃO ENTRE A LITERATURA E O MEIO AMBIENTE NO CONTO “GOVERNADOS PELOS MORTOS”

Authors

  • Airton Santos de Souza Junior UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
  • Simone Souza Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

DOI:

https://doi.org/10.21576/pa.2017v15i2.26

Keywords:

Literatura, Meio ambiente, Pensamento sistêmico, África

Abstract

O presente estudo tem por objetivo apresentar uma análise em torno do conto “Governados pelos mortos”, de autoria do escritor moçambicano Mia Couto. Para isso, parte-se de um enfoque embasado nos pressupostos da Literatura e Meio Ambiente, trazidos por Fantini (2007), que declara que, ao se abordarem questões relativas a espaço e a meio ambiente, a literatura faz a integração ou o desajuste entre homem e a natureza. E, ao preocupar-se com problemas relacionados à preservação e à sustentabilidade de nosso planeta, a literatura não deixa de equacionar em que medida cada um desses elementos se vê limitado ou potencializado pelo outro. Toma-se ainda enquanto fundamentação teórica, os aportes levantados por Capra (1982) em torno do pensamento sistêmico, que pode ser compreendido como uma nova maneira de abordagem, a qual entende o desenvolvimento humano sobre a perspectiva da complexidade e, para percebê-lo, a abordagem sistêmica lança seu olhar não somente para o indivíduo isoladamente, mas considera também seu contexto e as relações aí estabelecidas. Diante disso, este estudo busca explorar como se efetiva a relação entre o texto literário e o meio ambiente, a partir do contexto da narrativa Miacoutiana, a fim de identificar como o texto literário se comporta diante dessas questões de caráter ambiental.

Author Biographies

Airton Santos de Souza Junior, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Atualmente é acadêmico/graduando do curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa na Universidade Federal do Acre - UFAC, bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica PIBIC/CNPq,com foco na área de Linguística-Dialetologia, também bolsista (Voluntário) do Programa de Educação Tutorial em Letras (PET-Letras) pela Universidade Federal do Acre, com foco na área de Literatura. Foi bolsista do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID/UFAC) durante um ano e três meses (2014/2015) trabalhando com oficinas em torno do texto dissertativo-argumentativo, junto à alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Lourival Pinho no município de Rio Branco- AC . Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e Linguística

Simone Souza Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Doutora em Letras - Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela USP (2001). Pós-Doutorado em Letras - Literatura Comparada pela UFMG (2010). Mestre em Letras - Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996). Graduada em Letras Universidade Federal do Acre. Atualmente é professora Associada III da da Universidade Federal do Acre, lotada no Centro de Educação, Letras e Artes. Tutora do Programa de Educação Tutorial - PET/Letras/UFAC. Coordena o Núcleo de Estudo e Pesquisa da Cena Contemporânea - NUPECC/UFAC. Líder do Grupo Amazônico de Estudos da Linguagem - GAEL/UFAC. Circulam em suas pesquisas temáticas relacionadas às áreas de Letras, Linguística e Artes, com ênfase em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, Línguas, Culturas Indígenas e outros bens simbólicos. Dedica-se atualmente ao projeto de pesquisa - "Trânsitos intelectuais em regiões de tradição oral: línguas, culturas e literaturas em (con)textos afroamericanos". Tem publicado livros com foco nas linhas de pesquisa: Cultura e Sociedade; Literatura e Cultura Amazônica; Ensino da Literatura; Literatura e Sociedade; Ensino Inclusivo; Textualidades em redes de comunicação marcadas pela mobilidade e trânsitos - percursos étnicos, linguísticos simbólicos e imaginários afroamericanos, com destaque para as fronteiras panamazônicas (Brasil, Bolívia, Peru, Suriname, Guiana. Guiana Francesa, Venezuela, Colômbia e Equador).

References

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Published

2017-12-20

Issue

Section

Artigos