O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA ÁREA DA SAÚDE

Authors

  • Breno Bottino Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Cecília Rezende Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • José Carlos Rosa Pires de Souza Universidade Estadual de Mato grosso do Sul

Keywords:

Saúde, Surdez, Libras, Língua de sinais, Educação

Abstract

Este artigo tem o objetivo de discutir a relação entre o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Libras dentro dos cursos da área de saúde, suas possíveis defasagens e o como solucionar tais impasses. A baixa demanda de profissionais de saúde que falam Libras acarreta em uma grave interferência na relação médico-paciente, prejudicando a comunicação entre os envolvidos e, por conseguinte, a saúde do surdo. Muitos deixam de procurar atendimento hospitalar por não serem compreendidos durante a consulta, somado às adversidades no que tange ao breve conhecimento desses sobre autocuidado e conceitos básicos de saúde. Quanto aos estudantes, poucos buscam o curso de Libras por motivos como tempo escasso, desconhecimento de onde buscar aulas, não possuir condições financeiras, além de todo o estigma que permeia sobre o tema. Também, a própria disciplina ofertada traz muitas incoerências que precisam ser corrigidas para que os estudantes aprendam com eficiência a Libras e a apliquem durante a vida cotidiana. Foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa do tipo qualitativa com artigos dos últimos 10 anos (2011- 2021). Esses foram criticamente analisados e lidos em íntegra. O resultado foi que o conceito de saúde como direito deve englobar a comunidade surda por meio da inserção de métodos ativos que estimulem os acadêmicos a se interessarem pela disciplina de Libras e perceber a relevância dela na integração social dos indivíduos surdos.

Author Biographies

Breno Bottino, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Acadêmico de Medicina na Universidade Federal De Mato Grosso do Sul

Cecília Rezende, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Acadêmica de Medicina na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

José Carlos Rosa Pires de Souza, Universidade Estadual de Mato grosso do Sul

Professor PhD no curso de Medicina da Universidade Estadual de Mato grosso do Sul

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Published

2022-02-18

Issue

Section

Ciências da Saúde