HELPER: ANÁLISE DO FUNCIONAMENTO DE UM SISTEMA DE TICKET
Abstract
O artigo tem como objetivo detalhar o desenvolvimento do sistema Helper descrevendo as escolhas feitas no decorrer do crescimento deste sistema, bem como a linguagem de programação e as informações sobre diagramas UML, diagramas de classes e diagramas de casos de uso. Por meio desses diagramas, obtém-se noção do ambiente em que o sistema será desenvolvido e os conhecimentos mais detalhados de classes que serão criados. Com o intuito de analisar as dificuldades enfrentadas por uma empresa na hora de uma organização adequada em frente a determinado problema, foi escolhida a metodologia exploratória; buscando-se informações do que falta e o que pode melhorar na hora de um bom atendimento e na resolução de um problema. Assim, explica-se, neste artigo, como um sistema de ticket funciona, demonstrando suas vantagens e como ele pode, de modo ágil, auxiliar na resolução dos infortúnios gerados na empresa, gerando mais organização e comunicação entre as entidades como também oferecendo relatórios e informações que poderão ser utilizados para melhorias futuras nos atendimentos, minimizando, assim, o tempo gasto para resolver esses imprevistos e evitando trabalho desnecessário. Com todas as adversidades enfrentadas, comprovou-se que o sistema de ticket é uma boa solução para gerar um ambiente de trabalho mais produtivo.
References
ALMEIDA, M. R.; BRITO C. S.; RODRIGUES, H. D. I.; GOMES, É. V. B.; CARVALHO, A. K. P.; OLIVEIRA, B. D.; GALDINO, S. D. A. V.; SANTOS, F. E. R. Gestão da informação: revisão integrativa de literatura, Brasília. Revista Gestão & saúde, v.6, n.3, pp.2819-2850, 2015. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3269/2954>. Acesso em: 24 jun. 2021.
BASTISTA, R. L.; OLIVEIRA, A. F. Antecedentes da confiança do empregado na organização, Natal. SciELO, v.17, n.2, pp.247-254, 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/epsic/a/K7LFw3KpbTdh4j3PRTH4CVx/?format=html>. Acesso em: 24 jun. 2021.
BLOG TECLÓGICA, Gestão da informação: entenda a importância e saiba como colocar em prática. 2017. Disponível em: <https://blog.teclogica.com.br/gestao-da-informacao-como-colocar-em-pratica/>. Acesso em: 1 jul. 2021.
CASARIL, M. Tudo o que você precisa saber sobre um sistema de tickets. Movidesk Blog, 2019. Disponível em: <https://conteudo.movidesk.com/tudo-sobre-sistema-de-tickets/>. Acesso em: 24 jun. 2021.
FILHO, A. M. S. Ouvir o cliente e reconhecer o problema: ingredientes essenciais à gestão de projetos. Revista Espaço Acadêmico, v.11, n.125, pp. 35 – 40. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/14926/7976>. Acesso em: 2 jul. 2021.
HENRRIQUE, J. POO: o que é programação orientada a objetos?. Alura, 2019. Disponível em: <https://www.alura.com.br/artigos/poo-programacao-orientada-a-objetos?gclid=Cj0KCQjw_dWGBhDAARIsAMcYuJxhPfpEQdy_SYfmLVM3cftuNGgypuo3Y_ky2pX1up_Ueth0QsMK8mMaAr6IEALw_wcB>. Acesso em: 24 jun. 2021.
HEREDIA, L. R. Transformação de modelos de processos de negócio em BPMN para modelos de sistema utilizando casos de uso da UML. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 2012. Disponível em: <https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/1621/1/000438602-Texto%2bCompleto-0.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2021.
JUSTO, A. S. Gestão de projetos: o que é, principais conceitos e benefícios e como fazer em 5 passos. EUAX Blog 2018. Disponível em: . Acesso em: 01 jul. 2021.
LUCIDCHART. O que é um diagrama UML? s.d. Disponível em: <https://www.lucidchart.com/pages/pt/o-que-e-uml>. Acesso em: 3 jul. 2021.
NORO, G. B. A Gestão de Stakeholders em Gestão de Projetos. Revista de Gestão e Projetos, v.3, n.1, pp.127-158, 2012. Disponível em: <https://doaj.org/article/319d5faf45df49f2b91878aa17fbea32>. Acesso em: 24 jun. 2021.
OLIVEIRA, R. D. Análise do uso da cor no Diagrama de Classes da Linguagem Unificada de Modelagem (UML). INFODESIGN: BRAZILIAN JOURNAL OF INFORMATION DESIGN. 2020, v.17, n.1, pp.116–130. Disponível em: <https://infodesign.org.br/infodesign/article/view/783/469>. Acesso em: 4 jul. 2021.
PROJECT BUILDER. Gestão de Projeto: O que é e para que serve? 2021. Disponível em: <https://www.projectbuilder.com.br/blog/gestao-de-projeto-o-que-e-e-para-que-serve/>. Acesso em: 2 jul. 2021.
RAMALHO, J. F. F. F. R. Sistema de e-Tickets para Serviços de Atendimento. Universidade de Évora. pp.1-62, 2018. Disponível em: <https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/23217/1/Mestrado%20-%20Engenharia%20Inform%c3%a1tica%20-%20Jo%c3%a3o%20Filipe%20Fernandes%20Fonseca%20Ribeiro%20Ramalho%20-%20Sistema%20de%20e-Tickets%20para%20servi%c3%a7os%20de%20atendimento.pdf>. Acesso em: 04 jul. 2021.
RODRIGUES, J. Modelo Entidade Relacionamento (MER) e Diagrama Entidade-Relacionamento (DER). DEV Media. 2014. Disponível em: <https://www.devmedia.com.br/modelo-entidade-relacionamento-mer-e-diagrama-entidade-relacionamento-der/14332>. Acesso em: 5 jul. 2021
SBARDELOTTO, B.; SEVERO, E. A.; GUIMARÃES, J. C. F.; CAPITANIO, R. P. R. Uma exploração bibliométrica das práticas de gestão de projetos e a vantagem competitiva sustentável. Revista Produção e Desenvolvimento, v.3, n.2 pp.52–64. Disponível em: <https://revistas.cefet-rj.br/index.php/producaoedesenvolvimento/article/view/e232/168>. Acesso em: 2 jul. 2021
SOARES, J. L. P.; ROSA, M. V. C.; SILVA, F. A. UMA FERRAMENTA WEB PARA AUXILIAR O DESENVOLVIMENTO DE RELATÓRIOS EM PDF PARA SISTEMAS EM PHP. Colloquium Exactarum, v.3, n.2, on-line, 2013. Disponível em: <http://revistas.unoeste.br/index.php/ce/article/view/709/917>. Acesso em: 24 jun. 2021
TYBEL, D. Orientações básicas na elaboração de um diagrama de classes. DEV Media. 2016. Disponível em: <https://www.devmedia.com.br/orientacoes-basicas-na-elaboracao-de-um-diagrama-de-classes/37224>. Acesso em: 4 jul. 2021.
TORRES, R. F.; NEVES J. T. R. Gestão estratégica da informação: estudo de caso em uma prestadora de serviços de tecnologia da informação. DataGramaZero, v.9, n.1, pp.1-18, 2008 Disponível em: <https://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/7577>. Acesso em: 1 jul. 2021.
VENTURA, P. Entendendo o Diagrama de Classes da UML. Até o Momento. 2018. Disponível em: <https://www.ateomomento.com.br/uml-diagrama-de-classes/>. Acesso em: 4 jul. 2021.
VITAL R. B. N.; VITAL T. M. Utilização da modelagem UML em um sistema de gerenciamento de uma franquia do setor de alimentação. Revista Teccen. 2015. v.8, n.2, pp.65-72. Disponível em: <https://doaj.org/article/374801d5c15740d9b16da2d7bf9bcce8?frbrVersion=2>. Acesso em: 2 jul. 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).