O CONHECIMENTO DO MODELO DE DESIGN THINKING COMO INDUTOR NA INOVAÇÃO NA SALA DE AULA: UM ESTUDO COM O CORPO DOCENTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO UNIFACIG

Authors

  • Oscar Lopes da Silva
  • Natali Silva Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.21576/pa.2022v20i2.2861

Keywords:

Design Thinking, Ferramentas colaborativas, Inovação, Pensamento do Design, Técnicas colaborativas.

Abstract

O presente artigo busca através de estudos retratar o Design Thinking, como uma abordagem ligada a inovação e como tal vem sendo trabalhada na área da Educação, no ensino superior, como indutor da inovação na sala de aula: um estudo empírico no mundo universitário contábil. O Design Thinking é uma metodologia que aplica ferramentas do Design para solucionar problemas complexos, por meio do raciocínio associativo e do pensamento analítico, centralizando as pessoas e suas necessidades no processo. Os objetivos específicos permeiam o conhecimento dos docentes sobre Design Thinking, diante das técnicas e ferramentas colaborativas associado as metodologias ativas para o desenvolvimento de habilidades em seus alunos, do conhecimento sobre Design Thinking e das técnicas descritas nas metodologias ativas. Traz a resposta ao problema da pesquisa de quais são os conhecimentos do modelo de Design Thinking como indutor na inovação na sala de aula do corpo docente do Curso de Ciências Contábeis do UNIFACIG.  A análise de dados trouxe fatos curiosos, como o conhecimento dos professores sobre as ferramentas colaborativas de design thinking. O estudo verificou o conhecimento do corpo docente do Curso de Ciências Contábeis do UNIFACIG em relação as técnicas e ferramentas colaborativas, como forma de inovação das metodologias de ensino, percebe-se que os professores após terem visto os conceitos tiveram comportamento mais equilibrado, equilibrando os picos de conhecimento da primeira etapa.

Author Biographies

Oscar Lopes da Silva

Prof.Oscar Lopes é mestre em Contabilidade e Finaças pela UFPR. Administrador de Empresas e Contador pela PUCMINAS - Leciona de 1986 em universidades.

Natali Silva Carvalho

Bacharel em Ciências Contábeis - UNIFACIG

References

BEZERRA FILHO, J. de A. et al. Mensagem ao futuro profissional da contabilidade. Brasília: CFC. 2015. E-book. Disponível em: <http://portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/01/msg_fut_prof_fim_web.pdf>. Acesso em 15 out. 2020.

Bonini, L. A., & Sbragia, R. (2011). O modelo de design thinking como indutor da inovação nas empresas: um estudo empírico. Revista de Gestão e Projetos,2(1).

Brown, T. (2008). Design thinking. Harvard business review, 86(6), 84.

______. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Elsevier. Rio de Janeiro, RJ. 2010.

Bukowitz, W. R. (2013). Fidelity Investments: adopting new models of innovation. Strategy & Leadership, 41(2), 58-63.

CONDE, J. L. PRÁTICAS INOVADORAS PARA APRENDIZAGEM ATIVA: um estudo de caso a partir do Design Thinking. Lorena, SP, 2019

COSTA, F. C. Método Científico: Os caminhos da investigação. São Paulo: Harbra, 2001.

COTRIN, A. M. et al. A evolução da contabilidade e o mercado de trabalho para o contabilista. Revista Conteúdo, Capivara, v. 2, n. 1, p. 44 – 63, jan./ jul., 2012. Disponível em: <http://www.conteudo.org.br/index.php/conteudo/article/download/70/63>. Acesso em: 05 de out. 2020.

CROSS, N. Designerly ways of knowing. Basel: Birkhauser, 2007.

DESCONSI, J. Design Thinking como um conjunto de procedimentos para a geração da inovação: um estudo de caso do projetado G3. Dissertação. Porto Alegre. 2012.

FERREIRA, Adriano. Design thinking: como inovar a atuação do seu escritório contábil. 2019. Disponível em: https://www.dominiosistemas.com.br/blog/design-thinking-como-inovar-no-seu-escritorio-contabil/. Acesso em 14 de out/2020.

GALVÃO, Taís Freire. PEREIRA, Maurício Gomes. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiol. Serv. Saúde. Brasília, 23 (1): 183-184, jan-mar. 2014.

INSTITUTO EDUCADIGITAL. Kit Design Thinking para educadores. Versão em Português: Instituto Educadigital, 1. ed. Brasil, 2014. Disponível em: <http://www.dtparaeducadores.org.br/site/material/>. Acesso em: 15 out. 2020.

LAFFIN, M. De contador a professor: a trajetória da docência no ensino superior de contabilidade. Florianópolis: [s.n.], 2005.

LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katál., Florianópolis, 2008.

MANZINI, Ezio. Design para a inovação social e sustentabilidade: Comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-PAPERS, 2008.

MARTIN, R. L. The design of business: why Design Thinking is the next competitive advantage. Boston: Harvard Business Press, 2009.

MARION, José Carlos; DOS SANTOS, Marcia Carvalho. Os dois lados de uma profissão. Revista Pensar Contábil. Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, p. 4 – 8, ago./out. 2001. Disponível em: <http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-08/index.php/pensarcontabil/article/view/2406>. Acesso em: 15 out. 2020.

MELLO, D. de. Contribuição do Design Thinking para a educação: um estudo em escolas privadas de Porto Alegre/RS. 2014. 156 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Design, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, 20 ago. 2014. Disponível em: <http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3628> . Acesso em: 15 out. 2020.

MOZOTA, Brigitte Borja de; KLÖPSCH, Cássia; COSTA, Felipe C. Xavier da. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2003.

NOGUEIRA, Hérika Lorena Cavalcante. Design thinking: uma nova perspectiva para a prática museal. 2014. 106 fls. Monografia em Museologia. Universidade de Brasília. Brasília/DF. 2014.

OLIVEIRA, H. C. de. A utilização do design thinking como método para o ensino de empreendedorismo. Campo Limpo Paulista, SP, 2018.

PELEIAS, Ivam Ricardo (Org). Didática do ensino da contabilidade: aplicável a outros cursos superiores. São Paulo: Saraiva, 2006.

PLATTNER, H.; MEINEL, C.; LEIFER, L. (Eds).Design Thinking: understand, improve, apply. Springer: Verlag Berlin Heidelberg, 2011.

Published

2022-06-03

Issue

Section

Artigos