RAZÕES BIOMÉTRICAS E NUTRICIONAIS DE Crambe abyssinica EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO FOSFATADA E DISPONIBILIDADE HÍDRICA
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2022v20i2.3304Keywords:
Adubação, Irrigação, Nutrição mineral, Plantas oleaginosas.Abstract
Objetivou-se analisar as razões biométricas e nutricionais de plantas de Crambe abyssinica em função de diferentes níveis de adubação fosfatada e de disponibilidade hídrica no solo. O experimento foi conduzido em esquema fatorial, 4 × 3, com a adubação fosfatada em quatro níveis e a disponibilidade hídrica em três níveis, em delineamento inteiramente casualizado. As parcelas experimentais foram cultivadas sob as condições dos tratamentos até o florescimento. O material vegetal foi coletado separadamente para quantificação das variáveis para o cálculo das razões biométricas e nutricionais. Os resultados mostraram uma interação significativa entre a disponibilidade de fósforo e de água no solo na determinação das razões biométricas e nutricionais das plantas de crambe. O acúmulo do fósforo é favorecido pela maior disponibilidade hídrica, tendo efeito direto sobre a quantidade de biomassa e área foliar produzidas por massa acumulada do nutriente. Com isso, é possível identificar situações que permitam explorar a eficiência de uso do fósforo através da seleção de combinações de manejo, seja por garantir uma maior eficiência de uso ou uma maior disponibilidade de nutriente de reserva, assegurando um menor exaurimento nutricional.Downloads
Published
2022-06-03
Issue
Section
Ciências Agrárias
License
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).