APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES: APLICAÇÃO E RESULTADOS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21576/pa.2022v20i2.3305

Keywords:

Aprendizagem baseada em equipes, Inovação acadêmica, Metodologias Ativas.

Abstract

O cenário do ensino superior, assim como o perfil dos estudantes e o avanço tecnológico exigem que os docentes tenham um vasto repertório de metodologias ativas para planejamento e execução das suas aulas, visando torná-las mais dinâmicas, atrativas e, efetivamente, propulsoras da aprendizagem por parte dos estudantes.  O objetivo deste estudo é a analisar os resultados da aplicação da metodologia da Aprendizagem Baseada em Equipes, em termos de desempenho acadêmico e percepção dos estudantes, na disciplina de Administração de Recursos Humanos do Curso de Graduação em Administração, de uma universidade comunitária.  Trata-se de uma pesquisa descritiva, com enfoque quanti-qualitativo, que envolveu pesquisa documental e levantamento. A coleta de dados se deu por meio de questionários aplicados a todos os estudantes da referida disciplina no primeiro semestre de 2021.  Foi realizada pesquisa documental relativa ao desempenho acadêmico (notas) e frequência nas aulas, para se obter um comparativo antes e depois da aplicação da metodologia. O estudo traz um roteiro detalhado da aplicação da metodologia Aprendizagem Baseada em Equipes, proposta por Michaelsen (2002) e os resultados desta aplicação. Os principais resultados indicam que para 70% dos estudantes a metodologia contribuiu muito com o seu aprendizado e 83% optariam, novamente, por esta metodologia frente às aulas tradicionais. A metodologia também contribuiu com a redução das ausências e a melhora significativa no desempenho acadêmico, em comparação com a turma anterior.  A aplicação da metodologia permitiu um aprendizado ativo, tirando o professor do centro do processo e despertando a autonomia e responsabilização do estudante pela sua aprendizagem.  Competências comportamentais como a comunicação e o trabalho em equipe também foram desenvolvidas.

Author Biographies

Andrea Bencke Zambarda, UNOCHAPECÓ- Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Possui graduação em Administração, pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), especialização em Gestão de Pessoas (UNOCHAPECÓ),  em Docência na Educação Superior (UNOCHAPECÓ) e em Aprendizagem Ativa e Inovação Acadêmica (UNOCHAPECÓ) e mestrado em Ciências Contábeis e Administração pela UNOCHAPECÓ (2017). É professora e pesquisadora da Unochapecó, atuando na graduação e na especialização. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em gestão de pessoas, políticas de remuneração e gestão acadêmica. Na área da docência tem como foco inovação acadêmica e aprendizagem por competências.

Sady Mazzioni, Universidade Comunitária de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Doutor em Ciências Contábeis e Administração (2015) e mestre em Ciências Contábeis (2005) pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB. Especialista em Controladoria e Finanças (1999), Docência na Educação Superior (2009), Gestão e Liderança Universitária (2010) e MBA em Normas Internacionais de Contabilidade (2012). Bacharel em Ciências Contábeis (1993). Exerceu diversos cargos de gestão universitária na Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó: Vice-Reitor de Administração (02/2008 a 01/2012), Diretor da Área de Ciências Sociais Aplicadas (02/2015 a 01/2018), Coordenador do Mestrado em Ciências Contábeis e Administração (02/2017 a 01/2018; e novamente a partir de 12/2020), Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Contábeis (02/2002 a 01/2004; 02/2004 a 01/2006; 02/2012 a 01/2014). Atualmente é professor titular C, atuando como docente e coordenador do Mestrado em Ciências Contábeis e Administração da Unochapecó. É líder do Grupo de pesquisa Contabilidade, Organizações e Sociedade (Unochapecó) e membro dos grupos de pesquisa Controle de Gestão e Desenvolvimento (Unochapecó) e NEMAC: Núcleo de Estudos de Meio Ambiente e Contabilidade (UFSC), todos cadastrados no CNPq. Coordenador da área de Iniciação Científica (IC) do Congresso ANPCONT, edições de 2020 e 2021. Líder do Tema 8: Contabilidade para Sustentabilidade e Terceiro Setor na divisão CON: Contabilidade, no EnANPAD 2021. Editor-Executivo da Revista Gestão Organizacional-RGO (B2), desde 2018. É autor de livros, capítulos de livros, artigos publicados em periódicos e trabalhos socializados em eventos científicos. Tem experiência na área de Ciências Contábeis e atua principalmente nos seguintes temas: Responsabilidade Social Corporativa e Qualidade da Informação Contábil. Atua como avaliador de artigos para diversos eventos e periódicos nacionais e internacionais.

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Published

2022-06-03

Issue

Section

Artigos