APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES: APLICAÇÃO E RESULTADOS
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2022v20i2.3305Keywords:
Aprendizagem baseada em equipes, Inovação acadêmica, Metodologias Ativas.Abstract
O cenário do ensino superior, assim como o perfil dos estudantes e o avanço tecnológico exigem que os docentes tenham um vasto repertório de metodologias ativas para planejamento e execução das suas aulas, visando torná-las mais dinâmicas, atrativas e, efetivamente, propulsoras da aprendizagem por parte dos estudantes. O objetivo deste estudo é a analisar os resultados da aplicação da metodologia da Aprendizagem Baseada em Equipes, em termos de desempenho acadêmico e percepção dos estudantes, na disciplina de Administração de Recursos Humanos do Curso de Graduação em Administração, de uma universidade comunitária. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com enfoque quanti-qualitativo, que envolveu pesquisa documental e levantamento. A coleta de dados se deu por meio de questionários aplicados a todos os estudantes da referida disciplina no primeiro semestre de 2021. Foi realizada pesquisa documental relativa ao desempenho acadêmico (notas) e frequência nas aulas, para se obter um comparativo antes e depois da aplicação da metodologia. O estudo traz um roteiro detalhado da aplicação da metodologia Aprendizagem Baseada em Equipes, proposta por Michaelsen (2002) e os resultados desta aplicação. Os principais resultados indicam que para 70% dos estudantes a metodologia contribuiu muito com o seu aprendizado e 83% optariam, novamente, por esta metodologia frente às aulas tradicionais. A metodologia também contribuiu com a redução das ausências e a melhora significativa no desempenho acadêmico, em comparação com a turma anterior. A aplicação da metodologia permitiu um aprendizado ativo, tirando o professor do centro do processo e despertando a autonomia e responsabilização do estudante pela sua aprendizagem. Competências comportamentais como a comunicação e o trabalho em equipe também foram desenvolvidas.
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