EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERCEPÇÕES DA EQUIPE PEDAGÓGICA SOBRE A CAPACITAÇÃO DOCENTE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2025v23i1.4149

Abstract

O debate sobre educação inclusiva e a capacitação profissional para trabalhar com pessoas com necessidades educacionais específicas (NEE) tem gerado discussões e motivado muitos acadêmicos a produzirem trabalhos científicos. Por isso, este estudo tem como objetivo analisar a percepção da equipe pedagógica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Natal-Central (IFRN – CNAT) quanto à formação docente para trabalhar com alunos NEE. Para tanto utilizou-se de pesquisa de natureza qualitativa, realizada por meio de entrevista semiestruturada, cuja análise dos dados foi feita por meio da técnica da análise de conteúdo. Foi possível constatar que, em que pese a existência de uma política e de normativas institucionais, ainda há falta de formação inicial e continuada dos docentes; baixo nível de investimento em infraestrutura institucional; e uma cultura que ainda carrega em si o preconceito em relação ao trabalho com alunos desse perfil.

Author Biographies

Edmar Fernando Bezerra das Chagas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduando em Gestão Pública

Diógenes Araujo de Oliveira Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduando em Gestão Pública

Marcelo Gomes de Macedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduando em Gestão Pública.

Paula Fernanda Silva Galvão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduanda em Gestão Pública.

Amanda Medeiros de Araujo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduanda em Gestão Pública.

Published

2025-04-10

Issue

Section

Ciências Sociais Aplicadas