A CONSTRUÇÃO DO LUXO: A ARQUITETURA DAS LOJAS CONCEITO
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2024v22i5.4352Abstract
Este estudo analisa a aplicação do design de marca na arquitetura das Flagship Stores como instrumento de segregação social. A pesquisa, de caráter descritivo, baseia-se em uma revisão bibliográfica e na análise comparativa de flagships de marcas internacionais de destaque. Os procedimentos metodológicos incluíram a identificação e análise de elementos formais e simbólicos das lojas, assim como a interpretação de suas implicações sociais. A pesquisa revelou que a arquitetura dessas lojas, além de atrair consumidores, serve como uma ferramenta de distinção social, sugerindo que a estética pode ser um mecanismo sutil de exclusão. Conclui-se que, ao transcender suas funções práticas, a arquitetura das Flagship Stores revela dinâmicas sociais mais profundas e complexas, destacando a interseção entre design, consumo e estratificação social. Através de uma estética sofisticada e distintiva, essas lojas reforçam a exclusividade e a distinção das marcas, contribuindo para a segregação social e evidenciando a capacidade do design arquitetônico de influenciar a percepção e o comportamento dos consumidores.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Pensar Acadêmico

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).