SUBJETIVIDADE EM TRÂNSITO: SENTIDO E IDENTIDADE NA ERA DA UBERIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2025v23i4.4531Abstract
Este trabalho buscou conhecer as vivências de motoristas de aplicativos, explorando como sua atuação em plataformas digitais afeta a construção de sua identidade e as diferentes percepções a respeito do sentido do trabalho. Frente às diferentes transformações do trabalho e o avanço da informalidade e da precarização das relações laborais, compreende-se que esses fatores impactam de alguma forma os sujeitos para além da lógica econômica atingindo a sua subjetividade. A pesquisa tem caráter quantitativo e contou com a participação de 20 trabalhadores. Para a coleta de dados utilizou-se de questionários, já validados, formatados no Google Forms e disponibilizados para os respondentes de forma online. Para a análise dos dados buscou-se articular contribuições da Psicologia Organizacional e Clínica e, ainda, da Sociologia do Trabalho, oferecendo um olhar mais profundo sobre os impactos psicossociais da chamada plataformização e/ou uberização sem desconsiderar a crescente precarização das relações de trabalho. Os achados revelam que, embora as atividades laborais representem uma importante fonte de sustento, ela carece de centralidade na vida subjetiva dos participantes, revelando sentimentos de invisibilidade, solidão e desgaste emocional. Os dados analisados apontam também que o formato de trabalho centrado nas plataformas digitais não é somente um formato “diferente” de trabalho. Vai além de um modo inclui a invasão sem precedentes do espaço da vida privada associado ao fato de que ele, o motorista, é empreendedor e responsável por si mesmo, ou seja, por tudo e ao mesmo tempo protegido por nada. Mais do que analisar como esse formato de trabalho influencia a relação dos respondentes com o trabalho realizado, essa pesquisa busca provocar inquietações que envolve como formatos mais contemporâneos de trabalho contribuem para construir espaços que reconheça as singularidades humanas que valorizem o vínculo, o pertencimento e o sentido de existir e de produzir?
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Pensar Acadêmico

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).