ENTRE O CUIDADO E A EXAUSTÃO: ANÁLISE DO ESTRESSE E DA QUALIDADE DE VIDA DOS PROFISSIONAIS DA ESF
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2025v23i4.4535Abstract
Este estudo analisou o estresse ocupacional e a qualidade de vida de 61 profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) na região do Caparaó/MG, considerando aspectos estruturais e subjetivos do trabalho na Atenção Primária à Saúde. Utilizando o WHOQOL-BREF e o Job Stress Scale (JSS), identificou-se qualidade de vida moderada a boa, com destaque positivo para o domínio “relações sociais” (70%), evidenciando o papel protetivo do apoio interpessoal. O menor escore foi no domínio “psicológico” (62,5%), revelando vulnerabilidade à saúde mental. A avaliação do estresse mostrou que 45% atuam em “trabalho ativo” (alta demanda e alto controle), o que permite certa autonomia na gestão das tarefas, enquanto 30% estão em “alto estresse” (alta demanda e baixo controle), cenário crítico para desgaste emocional. O apoio social foi elevado para 70% dos participantes, funcionando como fator moderador frente às exigências laborais. Apesar da resiliência observada, a sobrecarga e as limitações estruturais indicam a necessidade de políticas institucionais que equilibrem demanda e autonomia, ampliem o suporte psicossocial e promovam condições de trabalho mais saudáveis. Conclui-se que a sustentabilidade da ESF e a qualidade da assistência dependem do investimento contínuo na valorização profissional, educação permanente e fortalecimento das redes de apoio, alinhando-se aos princípios de integralidade, equidade e humanização do SUS.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Pensar Acadêmico

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).