DESAFIOS VIVENCIADOS PELOS INDIVÍDUOS COM DIABETES: ADESÃO AO TRATAMENTO E QUALIDADE DE VIDA
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2025v23i4.4536Abstract
O presente estudo tem como objetivo avaliar a relação entre a qualidade de vida e a adesão ao tratamento de pessoas com diabetes. Parte-se da hipótese de que indivíduos com maior adesão ao tratamento apresentam melhor qualidade de vida em comparação àqueles com menor adesão. Trata-se de uma pesquisa de campo, de delineamento transversal, com amostragem por conveniência, realizada em uma Unidade de Estratégia de Saúde da Família localizada na região da Zona da Mata Mineira. Os resultados indicam que tanto a percepção da qualidade de vida quanto a adesão ao tratamento são influenciadas por fatores individuais e subjetivos. Embora a maioria dos dados revele uma elevada percepção de qualidade de vida, foram identificados aspectos negativos significativos, como sentimentos negativos, insatisfação com a própria saúde e baixa percepção de aproveitamento da vida. Conclui-se que a adesão ao tratamento medicamentoso, por si só, não é suficiente. É imprescindível a reformulação das práticas de cuidado, com foco em uma abordagem mais abrangente e integral voltada às necessidades do indivíduo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Pensar Acadêmico

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).