MODELAGEM MATEMÁTICA DA PRODUÇÃO DE LEITE NO BRASIL: UMA APLICAÇÃO DE CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS DURANTE UM CURSO DE GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2021v19i1.1902Palabras clave:
Modelagem Matemática, Produção de leite, Regressão polinomialResumen
O objetivo deste artigo é apresentar um modelo matemático que pode ser utilizado para estimar valores anuais da produção brasileira de leite de vaca. Para o desenvolvimento do modelo foram utilizados dados da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), de 1973 a 2018, anualmente elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O modelo foi construído via técnica de regressão utilizando recursos computacionais. O erro percentual médio obtido foi de 4,703%, mostrando-se assim que o modelo obtido se ajusta bem aos dados. Para validação do modelo foram utilizados dados da Pesquisa Trimestral do Leite (PTL), também realizada pelo IBGE. Comparando-se os dados da PTL de 2019 com o valor estimado do modelo para este mesmo ano, chega-se a uma diferença percentual de 6,537%, confirmando que o modelo obtido se ajusta relativamente bem aos dados oficiais. Além disso, este artigo pode ser utilizado para ilustrar uma aplicação de conhecimentos adquiridos durante um curso de graduação, ou seja, pode ser utilizado para fins didáticos.
Citas
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2002.
BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem matemática no ensino. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
BURAK, D. Modelagem matemática: ações e interações no processo de ensino-aprendizagem. 1992. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1992. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252996>. Acesso em: 24 abr. 2020.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Pesquisa Trimestral do Leite. 2018. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detralhes&id=72380>. Acesso em: 30 mar. 2020.
______. Produção da Pecuária Municipal 2016. Rio de Janeiro: IBGE, 2017. v. 44.
______. Produção da Pecuária Municipal 2018. Rio de Janeiro: IBGE, 2019.
______. Produção da Pecuária Municipal. 2020. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=784>. Acesso em: 17 mar. 2020.
RUGGIERO, M. A. G.; LOPES, V. L. R. Cálculo Numérico: aspectos teóricos e computacionais. 2. ed. São Paulo: Makron Books, Pearson, 2010.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).