ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA EM PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA FORMAÇÃO CIDADÃ: UM OLHAR SOBRE AS PANDEMIAS DO CONSUMO INFANTIL E DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2020v18i5.1934Resumen
A expansão dos meios de comunicação, a ubiquidade promovida pela conectividade em dispositivos tecnológicos e o acesso à informação, por via das mídias, representam novas formas de linguagem e de expressão no século XXI. Deste modo, a alfabetização midiática desponta como área da pedagogia e da didática capaz de habilitar os indivíduos para lidar com a mídia com confiança, autodeterminação, criatividade e criticidade, transpondo a mera operação de dispositivos, mas podendo ser aprendida da mesma maneira que as técnicas culturais clássicas de leitura, escrita e aritmética, tendo por objetivo final a educação para a mídia, a qual já pode ser iniciada como parte da educação nos primeiros estágios escolares e que per se, uma modalidade pluripotente e capaz de colaborar com a educação à distância, sobretudo em contextos disruptivos ao modelo tradicional educativo, tal como durante a pandemia do COVID-19. Assim, a presente pesquisa foi preparada e desenvolvida, utilizando o método quantitativo, com o escopo de aprofundamento a respeito da aprendizagem midiática, traçando a historiografia da mesma, apresentando os seus conceitos fundamentais e observando as experiências em perspectiva comparada, quando produzidas em outros países, bem como demonstrando a sua usabilidade como possível mecanismo integrante do processo de alfabetização de crianças, na grade curricular brasileira, face à necessidade de promover a Educação através de abordagens mais contextualizadas ao meio digital, como forma de promoção da autonomia cidadã de aprendizagem com a utilização de ferramentas eletrônicas e Tecnologias da Informação e da Comunicação.
Citas
AN, Soontae. JIN, Hyun Seung; PARK, Eun Hae. Children's Advertising Literacy for Advergames: Perception of the Game as Advertising. Journal of Advertising. Nova York, Routledge, 2014.
BRASIL. Código Civil, Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002. 1a edição. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, Câmara dos Deputados, Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. DOU de 16/07/1990 – ECA. Brasília, DF.
BRASIL. Lei nº. 8.078, de 11 de setembro de 1990. Código de Defesa do Consumidor. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8078.htm>. Acesso em: 10 out. 2018.
BRASIL. Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014. Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. Brasília. 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm>. Acesso em: 20 out. 2018.
BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Súmula – STJ. REsp 586.316/MG. Rel. Ministro Herman Benjamin, Segunda Turma, julgado em 17 abr. 2007, DJe 19 mar. 2009.
BOSTROM, Nick. Superintelligence: Paths, Dangers, Strategies. Oxford, RU: Oxford University Press, 2014.328 p.
BOURDIEU, Pierre. Sistemas de ensino e sistemas de pensamento. In: MICELLI, S. (Org.). A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1992, p. 203-229.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
BUCKINGHAM, David. As crianças e a mídia: uma abordagem sob a ótica dos Estudos Culturais. Matrizes, v. l5, n. 2, pp. 93-121. Universidade de São Paulo. São Paulo, Brasil, 2002. Publicado originalmente em Handbook of Children, Media and Culture, de Kirsten Drotner e Sonia Livingstone (eds.) Londres: Sage, 2008.
BURN, Andrew. DURRAN, James Media Literacy in Schools. London: Sage Publisher, 2007.
CENTER FOR MEDIA LITERACY – CML. The Voices of Media Literacy - Interviews of Neil Andersen (Canada); Cary Bazalgette (UK); David Buckingham (UK); Marilyn Cohen (U.S.); David Considine (U.S. by way of Australia); Barry Duncan (Canada); Lesley Farmer (U.S.); Jean Pierre Golay (U.S. by way of Switzerland); Renee Hobbs (U.S.); Douglas Kellner (U.S.); Robert Kubey (U.S.); Len Masterman (UK); Barrie McMahon (Australia); Kate Moody (U.S.); Renee Cherow-O’Leary (U.S.); James Potter (U.S.); Robyn Quin (Australia); Marieli Rowe (U.S. by way of Switzerland); Dorothy G. Singer (U.S.); Victor Strasburger, MD (US); Elizabeth Thoman (U.S.); Kathleen Tyner (U.S.); Chris Worsnop (Canada), 2018. Disponível em: <http://www.medialit.org/voices-media-literacy-international-pioneers-speak>. Acesso em: 20 dez. 2018.
CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO – CETIC. Tic Kids Online Brasil – 2017. Versão online. Disponível em:< https://cetic.br/pesquisa/kids-online/>. Acesso em: 15 nov. 2018.
CONAR. Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. São Paulo. 1980. Disponível em: <http://www.conar.org.br/codigo/codigo.php>. Acesso em: 30 out. 2018.
CORRÊA, Luciana. Children and Internet use: A comparative analysis of Brazil and seven European countries. ESPM Publicação online: Media LAB, 2016. Disponível em: <http://info.abril.com.br/noticias/internet/2014/07/youtube-afirma-que-brasileiros-sao-maiores-consumidores-de-videos-no-portal.shtml>. Data de acesso: 15 nov. 2018.
ENZENSBERGER, Hans Magnus. Elementos para uma Teoria dos Meios de Comunicação. São Paulo: Conrad, 2003.
EUROPEAN AUDIOVISUAL OBSERVATORY - EAO. Mapping of media literacy practices and actions in EU-28. Strasbourg: European Audiovisual Observatory, 2016. Disponível em: <https://www.medieraadet.dk/files/docs/2018-02/Media%20literacy%20mapping%20report%20-%20EN%20-%20FINAL.pdf.pdf>. Acesso em: 25 dez. 2018.
GAPSKI, Harald. Medienkompetenz. Eine Bestandsaufnahme und Vorüberlegungen zu einem systemtheoretischen Rahmenkonzept. Wiesbaden: Springer Verlag, 2001.
GUNTER, Barrie. Kids and branding in a digital world. Manchester: Manchester University Press, 2015.
HABERMAS, Jürgen. Dialética e Hermenêutica – para a crítica da hermenêutica de Gadamer. Porto Alegre: L&PM, 1987.
___________. Teoria de la acción comunicativa I - Racionalidad de la acción y
racionalización social. Madri: Taurus, 1987.
__________. Teoria de la acción comunicativa II – Crítica de la razón funcionalista. Madri: Taurus, 1987.
HOFFMANN, Bernward. Medienpädagogik. Eine Einführung in die Theorie und Praxis. Paderborn: Ferdinand Schöningh, 2003.
HOLZ, Jo (2017). Kids' TV Grows Up: The Path from Howdy Doody to SpongeBob. Jefferson: McFarland, 2017.
HÜBNER, Edwin: Medien und Pädagogik. Gesichtspunkte zum Verständnis der Medien, Grundlagen einer anthroposophisch- anthropologischen Medienpädagogik. Stuttgart: Pädagogische Forschungsstelle beim Bund der Freien Waldorfschulen Verlag, 2015.
KOTLER, Philip. KARTAJAYA, Hermawan. SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: Moving from Traditional to Digital. Hoboken, Wiley Editors, 2017.
KUNKEL, Dale. WILCOX; Brian. PALMER, Edward Palmer. CANTOR, Joanne. DOWRICK, Peter. LINN, Susan Linn. Report of the APA Task Force on Advertising and Children. Washington: The American Psychological Association, 2004. Disponível em: <https://www.apa.org/pi/families/resources/advertising-children.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2018.
LORENZETTI, Ricardo Luis. Comércio eletrônico. Trad. de Fabiano Menke. São Paulo: Ed. RT, 2004.
MARQUES, Claudia Lima. A nova crise do contrato: estudos sobre a nova teoria contratual. São Paulo: Ed. RT, 2007.
MCNEAL, James U. Kids as Customers: A Handbook of Marketing to Children. Nova York: Lexington Books, 1992.
NASCIMENTO, I. P. As representações sociais do projeto de vida dos adolescentes: um estudo psicossocial. 380 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo (2002).
NICHOLLS, Alexander James Nicholls. CULLEN, Peter. The child–parent purchase relationship: 'pester power', human rights and retail ethics. Amsterdam: Journal of Retailing and Consumer Services – Elsevier, 2004. p 75–86.
OLSON, Erik L. THJØMØE, Hans Mathias. The relative performance of TV sponsorship versus television spot advertising. Bingley: European Journal of Marketing, 2012. p. 1726–1742.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A Cultura - UNESCO. Early childhood care and education. Disponível em: <https://en.unesco.org/themes/early-childhood-care-and-education>. Acesso em 20 nov. 2018.
POTTER, James W. Introduction to Media Literacy. Londres: Sage Publisher, 2016. 296 p.
POTTER, James W. Theory of Media Literacy: A Cognitive Approach. Londres: Sage Publisher, 2004.
PUGH, Allison J. Longing and Belonging: Parents, Children and Consumer Culture. Berkeley: University of California Press, 2009.
REIHER, Robert H. ACUFF, Daniel. What Kids Buy: The Psychology of Marketing to Kids. Nova Iorque: Free Press, 2008. 218 p.
SAMMOND, Nicholas. Babes in Tomorrowland: Walt Disney and the Making of the American Child, 1930–1960. Durham, NC: Duke University Press, 2005.
SCHOR, Juliet B. Born to Buy: The Commercialized Child and the New Consumer Culture. New York: Scribner, 2004.
SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO – SPC BRASIL. Consumo Infantil. Disponível em: <https://www.spcbrasil.org.br/uploads/st_imprensa/analise_consumo_infantil_setembro_20151.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2018.
SOZIO, Maria Eugenia. PONTE, Cristina. SAMPAIO, Inês Vitorino. SENNE, Fabio. OLÁFSSON, Kjartan. ALVES, Suzana Jaíze. GARROUX, Camila. Children and Internet use: A comparative analysis of Brazil and seven European countries. Genebra: EU Kids Online, 2015. Disponível em: <https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/5/Children%20and%20Internet%20use.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2018.
TURNER, Graeme. The Media and Communications in Australia. 3 ed. Crows Nest: Allen & Unwin, 2010.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION – UNESCO. Global Media and Information Literacy (MIL) Assessment Framework: Conutry Readiness and Competencies. Paris:UNESCO, 2013. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000224655>. Acesso em: 22 dez. 2018.
VALKENBURG, Patti M.; CANTOR, Joanne. The development of a child into a consumer. Amsterdam: Journal of Applied Developmental Psychology – Elsevier, 2001.
VOLLBRECHT, Ralph. Einführung in die Medienpädagogik. Weinheim: Beltz Verlag, 2001.
WALLIS, Richard; BUCKINGHAM, David (2013-10-01). Arming the citizenconsumer: The invention of ‘media literacy’ within UK communications policy. Londres: Revista Europeia de Comunicação, v. 28, p. 527-540, 2013. Disponível em:<https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0267323113483605?journalCode=ejca>. Acesso em: 28 dez. 2018.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).