ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS COMPETITIVAS DO PROFISSIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: ESTUDO DE CASO COM VAGAS OFERTADAS PELO LINKEDIN

Autores/as

  • Érica Thaís da Conceição Novaes Instituto Federal do Sertão Pernambucano – IFSERTÃO-PE
  • Florisvaldo Cunha Cavalcante Junior Instituto Federal da Bahia - IFBA

DOI:

https://doi.org/10.21576/pa.2022v20i3.3426

Resumen

O presente estudo obteve a análise das competências do profissional na área da Gestão da Tecnologia da Informação, com base nas exigências que as organizações requerem de um profissional recém-formado com o objetivo de analisar quais competências são mais exigidas no mercado de trabalho para o profissional de TI. No que diz respeito às competências, cada empresa busca diferentes requisitos para a contratação de profissionais a partir da análise. A análise teve como objetivo avaliar as dificuldades e a competitividade que o profissional encontra no mercado de trabalho. A pesquisa foi realizada em 33 empresas localizadas na Região Nordeste, por se tratar de uma pesquisa qualitativa, foram coletados dados em diversas cidades que possuíam os requisitos de competências necessários, as quais foram definidas como importantes no setor de gestão para um profissional da área de Gestão da Tecnologia da Informação. Percebe-se que as competências consideradas importantes para o estudo, ou seja, são aquelas que as organizações destacam como as mais exigidas para o profissional ingressar no mercado de trabalho. Assim, obtendo as competências necessárias para fazer o negócio desta organização, servindo a empresa e até mesmo os seus clientes. Diante da pesquisa, o estudo mostra a importância da plataforma para o profissional em formação, onde as competências tendem a ser um grande investimento para o ambiente profissional. Dessa forma, é possível afirmar que a plataforma LinkedIn usada para o estudo de pesquisa de caso foi eficiente para os resultados encontrados, onde ajuda o profissional a ter mais chance de buscar em locais mais próximos ao seu estado e com maior demanda, pois nas informações percebe-se a maior procura em cidades e capitais.

Biografía del autor/a

Érica Thaís da Conceição Novaes, Instituto Federal do Sertão Pernambucano – IFSERTÃO-PE

Graduada em Gestão da Tecnologia da Informação pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano – IFSERTÃO-PE

Florisvaldo Cunha Cavalcante Junior, Instituto Federal da Bahia - IFBA

Mestre em Controladoria pela UFRPE

Especialista em Gestão Empresarial/Controladoria

Graduado em Administração e Ciências Contábeis

Professor de Administração no Instituto Federal da Bahia - IFBA

Citas

Albertin, A. L., & Albertin, R. M. M. Benefícios do uso de tecnologia de informação para o desempenho empresarial. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro,2008.

Alles, M. A. Desarrollo del talento humano: basado em competencias. Buenos Aires: Granica, 2006.

Brandão, H. P. Aprendizagem, contexto, competência e desempenho: um estudo multinível, 2009.

BRANDÃO, H. P. Mapeamento de competências: métodos, técnicas e aplicações em gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 2012.

CASTRO JUNIOR, D. F. L.; DELUCA, M. A. M.; BARP, A. D.; SOUZA, I. M.; ABREU, J. C. Competências Gerenciais: Estudo das Funções da Coordenação de Curso Superior em Administração. Revista Eletrônica Científica do CRA-PR, v. 6, n. 2, p. 16-29, 2019.

Cherobini, T. M. Terceirização de serviços de TI: aspectos de segurança. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Governança de Tecnologia da Informação) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina,2017.

CARDOSO, A. L. J.Desenvolvimento de Competências dos Administradores para uma Carreira de Sucesso. Revista de Carreiras e Pessoas, v. 11, n. 2, p. 262-282, 2021.

Consoli, D.Literature analysis on determinant factors and the impact of ICT in SMEs. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 62, pp. 93-97,2012.

Dias Junior, C. M., Moreira, B. C. M., Stosick, E. Z., & Pereira, A. R. Desenvolvimento de competências do Administrador: um estudo em ambiente simulado. Revista de Ciências da Administração, 16(38), 172-182, 2014.

DRNEVICH, P.L.; CROSON, D.C.. Information technology and business-level strategy: toward an integrated theoretical perspective. MIS Quarterly, v.37, n.2, junho, 2013.

Dutra, J. S. Competências: conceitos, instrumentos e experiências (2a ed.). Sao Paulo: Atlas, 2017.

DUTRA, J. S. Gestão de pessoas. Modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002.

Fleury, M. T. L., & Fleury, A. C. C. Alinhando estratégia e competências. Revista de Administração de Empresas, 44(1), 44-57, 2004.

FLEURY M. T.; FLEURY, A. Alinhando estratégias e competências. Revista de Administração Eletrônica, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 44-57, 2004.

GONÇALVES, L. C. C.; OLIVEIRA, S. A. A.; PACHECO, J. C. A.; SALUME, P. K. Competências Requeridas em Equipes de Projetos Ágeis: Um Estudo de Caso em uma Edtech. Revista de Gestão e Projetos, v. 11, n. 3, p. 72-93, 2020.

KILIMNIK, Z. M.; SANT’ANA, A. S. Modernidade organizacional, políticas de gestão de pessoas e competências profissionais. In: BORGES-ANDRADE, J. E.; ABBAD, G. S.; MOURÃO, L. Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

LE BOTERF, G. Desenvolvendo a competência dos profissionais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Le Boterf, G. Desenvolvendo a competência dos profissionais. Porto Alegre, RS: Artmed, 2003.

Maçada, A. C. G. Impacto dos investimentos em tecnologia da informação nas variáveis estratégicas e na eficiência dos bancos brasileiros. Tese (Doutorado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre,2001.

McClelland, D. C. Testing for competence rather than for “intelligence.” American Psychologist, 28(1), 1–14. doi: 10.1037/h0034092, 1973.

MELLO, S.; MELO, P. A.; MELLO FILHO, R. T. Competências Gerenciais Evidenciadas e Desejadas dos Integrantes do Fórum de Gestão de Pessoas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 15, n. 1, p. 349-374, 2016.

Moreno, V., Coelho, M. A. S., & Pitassi, C. Outsourcing of IT and Absorptive Capacity: A Multiple Case Study in the Brazilian Insurance Sector. Brazilian Business Review, 17(1), 97-113,2020.

PERIDES, M. P. N.; BARROTE, E. B.; SBRAGIA, R. As Competências de Gestores de Projetos que Atuam com Métodos Ágeis e Tradicionais: Um Estudo Comparativo. Revista de Gestão e Projetos, v. 12, n. 1, p. 11-38, 2021.

PICCHIAI, D. Competências gerenciais – caso de um hospital público. Fundação do desenvolvimento administrativo. São Paulo: 2003

RAY, Ajoy; ACHARYA, Tinku. Information Technology: principles and applications. New Delhi: Prentice-Hall, 2004.

REYNOLDS, George W. Information Technology for managers. 2ed. Boston: CENGAGE Learning, 2016.

REIS, A. L. N.; SOUZA NETO, J. Fatores Críticos de Sucesso na Implantação da Governança da Tecnologia da Informação na Administração Pública Federal. Revista do Serviço Público, v. 70, n. 4, p. 608-629, 2019.

RODRIGUES, J. Remuneração e competências: retórica ou realidade. Revista de Administração Eletrônica, v. 46, edição especial, p. 23-34, 2006.

SANTOS, P. S. A. D.; DANI, A. C.; TOLEDO FILHO, J. R. Qualidade informacional contábil das companhias de tecnologia da informação listadas na BM&Fbovespa. Revista Gestão & Tecnologia, v. 11, n. 2, art. 63, p. 1-18, 2011.

SILVA, F. M. O que sabemos sobre competências coletivas? In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 36., 2012, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: EnANPAD, 2012.

Souza, S. & Souza, I. M. A implantação da gestão por competência nos termos do Decreto n.º 5.707/2006 na Universidade Federal de Santa Catarina. Revista de Administração da UNIMEP. 16(3), 79-106, 2018.

Tarutė, A., & Gatautis, R. ICT impact on SMEs performance. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 110, n. 0, pp. 1218-1225, 2014.

UBEDA, C. L.; SANTOS, F. C. A. Os principais desafios da gestão de competências humanas em um instituto público de pesquisa. Gestão de Produção, São Carlos, v. 15, n.1, p. 189-199, 2008.

Weiss, J. W., & Anderson, D.Aligning technology and business strategy: Issues & frameworks, a field study of 15 companies. In: System Sciences, Proceedings of the 37th Annual Hawaii International Conference on (10p). IEEE, 2004.

Xu, X., Zhang, W., & Li, L. The impact of technology type and life cycle on IT productivity variance: A contingency theoretical perspective. International Journal of Information Management, v. 36, n. 6, pp. 1193-1204,2016.

Zarafian, P. O modelo da competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas. São Paulo, SP: Editora Senac, 2004.

Publicado

2022-09-12

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas