METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ESTRUTURAS NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2022v20i2.3478Palabras clave:
Arquitetura e Urbanismo, Estruturas, Metodologias AtivasResumen
Em virtude da necessidade em inovar os meios de ensino, houve um aumento da aplicação das metodologias ativas nas salas de aula. Esses diferentes métodos promoveram um maior engajamento do aluno, propondo a resolução de problemas e desafios. Desse modo, este estudo teve como objetivo proporcionar uma melhor compreensão dos estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo em relação às disciplinas de estruturas através do uso de metodologias ativas. Para isso, foi desenvolvida uma atividade prática intitulada como Aula da Jujuba, em que os estudantes realizaram um estudo prévio no programa Ftool® para definir uma estrutura treliçada a partir das regras impostas, de modo a analisar o comportamento desse modelo perante os carregamentos. Posteriormente, a estrutura espacial foi modelada utilizando apenas palitos e balas de goma (jujubas). Nesta etapa, foram verificados alguns contratempos, como a ruptura das jujubas e a dificuldade em representar de forma exata o modelo estudado. Após os ajustes e a confecção das maquetes, foi realizado um teste de carga utilizando diferentes livros, com o intuito de observar o comportamento das estruturas e o modo como os esforços eram distribuídos. Diferentes modelos suportaram a carga máxima de 5,5 kg, o que indicou a eficiência do modelo estudado. Porém foi constatado que, em alguns casos, a ausência de barras (palitos) nas diagonais resultaram na redução da resistência mecânica da maquete. Esse fato está associado à insuficiência de estabilidade lateral na estrutura, ou seja, inexistência de contraventamentos. Além disso, as jujubas que se danificaram durante a execução da maquete também implicaram em menor resistência às cargas. Assim, a atividade demonstrou eficiência em promover a dedicação dos estudantes em resolver os problemas relacionados à distribuição dos esforços.Citas
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