ARQUITETURA ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE AS DIRETRIZES PROJETUAIS DO FNDE
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2022v20i2.3484Palabras clave:
Arquitetura escolar, Diretrizes, Educação, FNDEResumen
A presente pesquisa trata da importância do ambiente físico escolar no processo de ensino/aprendizagem diante das premissas e objetivos da educação. O Ministério da Educação (MEC), através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) elaborou uma série de publicações com objetivo de suporte técnico para elaboração de projetos educacionais. Entre eles o Manual de Orientações Técnicas para Elaboração de Projetos de Edificações Escolares do Ensino Fundamental estabelece diretrizes projetuais fundamentais em consonância com a concepção contemporânea de arquitetura escolar. O objetivo desta pesquisa é estabelecer um panorama comparativo entre o espaço físico escolar de três escolas públicas de ensino fundamental da cidade de Cachoeiro de Itapemirim – Espírito Santo e o atendimento quanto ao que determina atualmente o Manual do FNDE mediante análise de seus espaços físicos, verificando a porcentagem de atendimento e se os resultados são satisfatórios em relação ao mínimo exigido. A metodologia empregou análise empírica e dos projetos arquitetônicos fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação, bem como registros fotográficos de visitas in loco. Os levantamentos de dados foram feitos através de visitas in loco e registros fotográficos para verificação quanto à fidelidade ao projeto fornecido pela Secretaria Municipal de Educação. Após os levantamentos e análises realizadas, foram identificados os percentuais mínimos de cumprimento das diretrizes com o intuito de concluir se o ambiente físico escolar analisado está em consonância com as diretrizes projetuais estabelecidas pelo Manual de Orientações Técnicas do FNDE. O resultado obtido demonstra necessidade de diversas adequações nos ambientes físicos escolares para contribuição na promoção de uma educação de qualidade através de uma concepção contemporânea de arquitetura escolar.
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