ARQUITETURA ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE AS DIRETRIZES PROJETUAIS DO FNDE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21576/pa.2022v20i2.3484

Palabras clave:

Arquitetura escolar, Diretrizes, Educação, FNDE

Resumen

A presente pesquisa trata da importância do ambiente físico escolar no processo de ensino/aprendizagem diante das premissas e objetivos da educação. O Ministério da Educação (MEC), através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) elaborou uma série de publicações com objetivo de suporte técnico para elaboração de projetos educacionais. Entre eles o Manual de Orientações Técnicas para Elaboração de Projetos de Edificações Escolares do Ensino Fundamental estabelece diretrizes projetuais fundamentais em consonância com a concepção contemporânea de arquitetura escolar. O objetivo desta pesquisa é estabelecer um panorama comparativo entre o espaço físico escolar de três escolas públicas de ensino fundamental da cidade de Cachoeiro de Itapemirim – Espírito Santo e o atendimento quanto ao que determina atualmente o Manual do FNDE mediante análise de seus espaços físicos, verificando a porcentagem de atendimento e se os resultados são satisfatórios em relação ao mínimo exigido. A metodologia empregou análise empírica e dos projetos arquitetônicos fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação, bem como registros fotográficos de visitas in loco. Os levantamentos de dados foram feitos através de visitas in loco e registros fotográficos para verificação quanto à fidelidade ao projeto fornecido pela Secretaria Municipal de Educação. Após os levantamentos e análises realizadas, foram identificados os percentuais mínimos de cumprimento das diretrizes com o intuito de concluir se o ambiente físico escolar analisado está em consonância com as diretrizes projetuais estabelecidas pelo Manual de Orientações Técnicas do FNDE. O resultado obtido demonstra necessidade de diversas adequações nos ambientes físicos escolares para contribuição na promoção de uma educação de qualidade através de uma concepção contemporânea de arquitetura escolar.

Biografía del autor/a

Letícia Maria Andrião Rocha, Faculdade América

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa (2001) e mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é arquiteta na Secretaria Municipal de Planejamento da Prefeitura de Castelo (ES), atuando na elaboração e implementação de planos municipais e elaboração de projetos arquitetônicos; e professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade América/Cachoeiro de Itapemirim.

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Publicado

2022-06-03

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas