A GAMIFICAÇÃO E O ENSINO DE QUÍMICA: USO DO BINGO DOS ELEMENTOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A APRENDIZAGEM EM QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2023v21i3.3976Resumen
A gamificação no ensino de química visa tornar o processo de aprendizagem mais atrativo, significativo, interativo e motivador. O objetivo desse artigo é avaliar as contribuições da gamificação como estratégia para o ensino da tabela periódica. O público-alvo foi composto por 23 (vinte e três) alunos de 1º ano do Ensino Médio do turno vespertino de uma Escola da rede pública na cidade de Tefé – AM. As atividades foram divididas em três momentos: 1) confecção do bingo e planejamento da sequência didática; 2) aplicação do Bingo como recurso didático; 3) Avaliação da atividade por meio do questionário de satisfação e de um exercício avaliativo. Os resultados mostraram que o Bingo Químico dos Elementos foi muito bem avaliado como recurso didático pelos alunos, sendo promissor para ser utilizado nas aulas de Química. A simplicidade da sua aplicação em sala de aula, baixo custo de confecção, alinhada a viabilidade do tempo de jogo são características positivas da atividade realizada. Esse recurso também permitiu trabalhar as habilidades e competências do trabalho coletivo. O Bingo Químico do Elementos, por ser um recurso didático que possibilita fomentar o lúdico no processo de ensino e aprendizagem de Química pode ser uma alternativa no auxílio das aulas expositivas dialogadas dos professores tanto do Ensino Médio quanto do Ensino Superior.
Palavras-Chave: Ensino-aprendizagem; Lúdico; Prática Pedagógica; Tefé.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Pensar Acadêmico

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).