A GAMIFICAÇÃO E O ENSINO DE QUÍMICA: USO DO BINGO DOS ELEMENTOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A APRENDIZAGEM EM QUÍMICA

Autores/as

  • Mierlen Davila da Silva Amorim Universidade do Estado do Amazonas
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi UFAM
  • Erasmo Sérgio Ferreira Pessoa Junior Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2023v21i3.3976

Resumen

A gamificação no ensino de química visa tornar o processo de aprendizagem mais atrativo, significativo, interativo e motivador. O objetivo desse artigo é avaliar as contribuições da gamificação como estratégia para o ensino da tabela periódica. O público-alvo foi composto por 23 (vinte e três) alunos de 1º ano do Ensino Médio do turno vespertino de uma Escola da rede pública na cidade de Tefé – AM. As atividades foram divididas em três momentos: 1) confecção do bingo e planejamento da sequência didática; 2) aplicação do Bingo como recurso didático; 3) Avaliação da atividade por meio do questionário de satisfação e de um exercício avaliativo. Os resultados mostraram que o Bingo Químico dos Elementos foi muito bem avaliado como recurso didático pelos alunos, sendo promissor para ser utilizado nas aulas de Química. A simplicidade da sua aplicação em sala de aula, baixo custo de confecção, alinhada a viabilidade do tempo de jogo são características positivas da atividade realizada. Esse recurso também permitiu trabalhar as habilidades e competências do trabalho coletivo. O Bingo Químico do Elementos, por ser um recurso didático que possibilita fomentar o lúdico no processo de ensino e aprendizagem de Química pode ser uma alternativa no auxílio das aulas expositivas dialogadas dos professores tanto do Ensino Médio quanto do Ensino Superior.

Palavras-Chave: Ensino-aprendizagem; Lúdico; Prática Pedagógica; Tefé.

Publicado

2023-12-12

Número

Sección

Ciências Humanas