O SABER MATEMÁTICO NO QUOTIDIANO DE UMA IMIGRANTE

Autores

  • Humberto Vinício Altino Filho Centro Universitário UNIFACIG
  • Lídia Maria Nazaré Alves

DOI:

https://doi.org/10.21576/pa.2017v15i2.23

Palavras-chave:

Educação Matemática, Habilidades, Quotidiano

Resumo

Neste artigo voltamos nosso olhar para a Educação matemática como instrumento de otimização da vida cotidiana, em geral e, mais especificamente, o auxílio da matemática no dia a dia de uma imigrante brasileira que residiu em Londres, Inglaterra, por um período de seis anos (2007-2012). Para a discussão, utilizamos pesquisa de cunho bibliográfico, estudos dos documentos educacionais como os Parâmetros Curriculares Nacionais, o CBC, e de Morin (2003) e depoimento da brasileira em questão. Através do estudo, pode-se perceber como a universalidade matemática se torna uma aliada importante e significativas nas mais diversas situações.

Biografia do Autor

Humberto Vinício Altino Filho, Centro Universitário UNIFACIG

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto. Licenciado em Matemática pela Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu. e-mail: humbertovinicio@hotmail.com.

Lídia Maria Nazaré Alves

Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Especialista em Língua Portuguesa, Metodologia do Ensino Superior, Literatura em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola (FAFILE), Professora na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e na Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (FACIG). e-mail: lidianazare@hotmail.com.

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Publicado

2017-10-24

Edição

Seção

Artigos