ESTRATÉGIAS DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO RAMO DE CALÇADOS E DE VESTUÁRIO DO SINDINDÚSTRIA
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2021v19i2.2439Palavras-chave:
Pequenos negócios, Estratégia, Sindidústria, Barbalha, Juazeiro do Norte/CEResumo
Com o aumento cada vez maior da concorrência, surge a necessidade de as empresas adotarem estratégias que garantam a sua sobrevivência. A pesquisa de natureza bibliográfica, descritiva e explicativa busca identificar estratégias realizadas nas micro e pequenas empresas de calçados e de vestuário do Sindindústria em 2018 em Juazeiro do Norte e Barbalha. as MPE’s do Sindindústria têm como principais estratégias a busca constante por inovação e novos mercados consumidores, tendo como forte aliada a liderança nos custos. Os microempresários em relação à concorrência focam mais nos preços e inovação e os pequenos na qualidade e na diferenciação. As MPE’s não estabelecem em sua maioria parcerias com outras organizações e nem rede de empresas para troca de informações, das poucas parcerias existentes são mais no sentido para venda e compra de insumos. Existe uma preocupação das MPE’s com a conjuntura econômica do país no qual 65% do micros e 50% dos pequenos adotaram como uma das medidas redução no quadro da mão de obra. O principal mercado de vendas de seus produtos são para pequenos e médios varejistas do município, e para se manterem atualizados, a principal fonte de informação são a participação em eventos e a internet.
Referências
BRASIL, lei complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006 Institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte; altera dispositivos das Leis no 8.212 e 8.213, ambas de 24 de julho de 1991, da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, da Lei no 10.189, de 14 de fevereiro de 2001, da Lei Complementar no 63, de 11 de janeiro de 1990; e revoga as Leis no 9.317, de 5 de dezembro de 1996, e 9.841, de 5 de outubro de 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/lcp/lcp123.htm. Acesso em Acesso em 04 jun. 2017
CÂNDIDO, G. A., Fatores críticos de sucesso no processo de formação, desenvolvimento e manutenção de redes interempresariais do tipo agrupamento industriais entre pequenas e médias empresas: um estudo comparativo de experiências brasileiras. 2001, 356 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção), UFSC/PPGEP. Florianópolis/SC: UFSC, 2001
COSTA, A. B. da. Organização industrial e competitividade da indústria de calçados brasileira. Revista Análise Econômica. Faculdade de Ciências Econômicas, UFRGS, n 38, p. 45-66, Porto Alegre, mar. 2000.
FEITOSA, A. L. C.; QUEIROZ, S. N.; CORDEIRO NETO, J. R.; Industrialização, trabalho e sociabilidade no espaço urbano do triângulo crajubar-ce. Observatorium: Revista Eletrônica de Geografia, v.1, n.2, p.91-104, jul. 2009.
FERIANI, K. de S. et al Micro e pequenas empresas: uma análise no município de Conceição do Castelo, ES. Revista Científica Intelletto. Espírito Santo: Venda Nova do Imigrante. v.2, n.3, 2017
KERSTENETZKY, J. Organização Empresarial em Alfred Marshall. EST. ECON., São Paulo, v. 34, n. 2, p. 369-392, abr-jun, 2004.
MARSHALL, A. Princípios de Economia: tratado introdutório v. I. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
NONAKA, I., KONNO, N., The Concept of “Ba”: Building a Foundation for Knowledge Creation, California Management Review, vol 40, nº. 3, spring, 1998.
PINHO, D. ;VASCONCELLOS, M. et al. Manual de Economia. Saraiva: São Paulo, 1998.
PORTER, M. Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 1986.
SALES, J. D. A.; SILVA, P. K. Os fatores de resistência a mudança organizacional e suas possíveis resultantes positivas: um estudo de caso na Indústria Calçados Bibi do município de Cruz das Almas – BA. In: X Seminário de Administração – SemeAd. Globalização e Internacionalização de Empresas. FEA-USP, 9. ago. 2007, São Paulo. Anais... São Paulo/SP, 2007.
SCHUMPETER, J. A. Capitalismo, Socialismo e Democracia. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961.
SCHUMPETER, J. A. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. Tradução de Maria Silvia Possas. São Paulo: Nova Cultural, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Manoel Alexandre de Sousa Filho, Maria Jeanne Gonzaga de Paiva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).