MOBILIDADE DO NECROCHORUME NO CEMITÉRIO NOVO DE NANUQUE-MG E O RISCO DE CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS
Palavras-chave:
Solo, Velocidade de Infiltração Básica, CemitériosResumo
Os cemitérios estabelecem um ramo de atividade que coloca o ser humano sob o ponto de vista ambiental como qualquer outro material de descarte, constituído de resíduos sólidos e gerador de efluentes líquidos e gasosos. Considerando este aspecto, as necrópoles podem ser fontes de poluição capazes de prejudicar: as águas superficiais, subterrâneas e o solo, por elementos orgânicos e inorgânicos e microrganismos patogênicos compostos do líquido da decomposição dos cadáveres, denominado necrochorume. A metodologia adotada foi a da pesquisa quantitativa baseado em estudos de campo e análises documentais. Por meio deste trabalho foi encontrada (VIB) velocidade de infiltração básica, inicial de 720 mm/min com a estabilização, obteve um valor fixo de 130 mm/min, classificada como muito alta, indiciando que as águas subterrâneas estão suportando alto risco de contaminação por líquidos percolados que penetram no solo, exercendo um fluxo ascendente na água subterrânea impugnada pela gravidade direcionada a um corpo hídrico que se encontra dentro da necrópole. Através da pesquisa efetuada pode-se concluir que se deve melhorar o monitoramento, fiscalização, licenciamento e a operação das necrópoles existentes, assim como aprimoramentos da legislação.
Palavras-chave: Solo; Velocidade de Infiltração Básica; Cemitérios
Referências
BARROS, Y. J.; MELO, V. F.; ZANELLO, S.; ROMANÓ, E. N. L.; LUCIANO, P. R. Teores de metais pesados e caracterização mineralógica de solos do cemitério municipal de Santa Cândida, Curitiba (PR). Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 32, n.4, p. 1763- 1773, 2008.
BATISTA, L. O. Indícios de Contaminação da Lagoa do Cemitério Novo da cidade de Nanuque-MG. In: LANDA, G.G.; MAAS, A.S.V.D. (Orgs.). Contribuições ao estudo ambiental em Nanuque – Minas Gerais. 1.ed. São Paulo: Editora Ixtlan, 2020. p. 97-117.
BERNARDO, S; SOARES, A. A.; MANTOVANI, E. C. Manual de irrigação. 8 ed. Viçosa:UFV, 2006. 625p.
CARVALHO, T. A. Analise dos principais impactos ambientais gerados pelos resíduos sólidos urbanos no município de Ponto Belo - ES. Trabalho de Conclusão de Curso. Centro Universitário de Caratinga - Campus de Nanuque, Nanuque, 2015.
CARVALHO, D.F; SILVA, L.D.B. Hidrologia. 2006. Disponível em: http://www.ufrrj.br/institutos/it/deng/leonardo/downloads/APO . Acesso em: 06 set. 2014.
COSTA, W. G. S. Efeito da variação do gradiente hidráulico na estrutura de um solo compactado. Dissertação. (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil). Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2016.
FAGUNDES, E.A. A.; KOETZ, M.; RUDEL, N.; SANTOS, T. S.; PORTO, R. Determinação da Infiltração e velocidade de infiltração de água pelo método de infiltrômetro de anel em solo de Cerrado no Município de Rondonópolis-MT. Revista Enciclopédia Biosfera, v. 8, n.14, p. 369-378, 2012.
FEITOSA, F.; FILHO, J. M. Hidrogeologia – Conceitos e Aplicações. 2. ed. Fortaleza, 2000. 391p.
NETO, S.P.G.C. Contribuição ao estudo geográfico do município de Nanuque-MG. 2001. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2001.
SILVA, R. W. C.; MALAGUTTI FILHO, W. Cemitérios: fontes potenciais de contaminação. Revista Ciência Hoje, v. 44, n. 262, p. 24-29, 2009.
SILVA, E. M.; LIMA, J.E.F.W.; RODRIGUES, L.N.; AZEVEDO, J.A. 2004. Comparação de modelos matemáticos para o traçado de curvas granulométricas. Pesq. agropec. bras., v. 39, n. 4, p. 363-370, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).