DIÁRIO DE ESTÁGIO NA DISCIPLINA DE ENFERMAGEM EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Autores

  • Luis Fernando Reis Macedo
  • Maria Neyze Martins Fernandes
  • Thais Rodrigues de Albuquerque
  • Cicera Clareliz Gomes Alves
  • Cicera Rejane Tavares de Oliveira
  • Darly Suyane Felix Silva
  • Luana de Souza Alves

DOI:

https://doi.org/10.21576/pa.2022v20i3.3498

Palavras-chave:

Graduação em Enfermagem, Saúde da Criança, Cuidados de Enfermagem

Resumo

RESUMO:

Os estágios curriculares em programas de enfermagem são atividades nas quais os alunos podem desenvolver as habilidades científicas e práticas, aperfeiçoando suas técnicas ao longo de sua graduação. Este estudo busca relatar as atividades desenvolvidas em campus de estágio da disciplina de enfermagem em saúde da criança e do adolescente. As atividades de estágio foram desenvolvidas em 5 campus: Centro de Atenção Psicossocial Infantil- CAPSi (cidade de Barbalha, Ceará), Unidade Estratégia Saúde da Família Dr. Fábio Pinheiro Esmeraldo (cidade de Crato, Ceará), Hospital e Maternidade São Lucas (cidade de Juazeiro do Norte, Ceará), Hospital São Camilo (cidade de Crato), Unidade Estratégia Saúde da Família Vila Lobo (cidade de Crato, Ceará). Cada campus de estágio estava subdividido em áreas distintas que envolvem a saúde da criança, como: saúde mental pediátrica, internação pediátrica, puericultura, sala de vacinação, neonatologia, urgência pediátrica e internação pediátrica. Cada subárea foi supervisionada por um professor da disciplina, totalizando cinco docentes da Universidade Regional do Cariri. As práticas da disciplina de Saúde da Criança e do Adolescente, possibilitaram o desenvolvimento técnico e científico dos futuros profissionais enfermeiros. O estágio curricular foi uma oportunidade de conhecimento de diversos campus de atuação da classe, com atividades desenvolvidas na assistência de enfermagem, concretizando o que foi passado na teoria em sala de aula. É importante ressaltar que a prática do cuidado à criança no curso de enfermagem é uma ação fundamental nas grades curriculares e que merece ser fomentada de forma obrigatória para o fortalecimento técnico e científico dessa classe.

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Publicado

2022-09-12

Edição

Seção

Ciências da Saúde