UTILIZAÇÃO DAS CELULAS-TRONCO NO TRATAMENTO DE CÂNCER DE PELE: UMA ATUALIZAÇAO NA ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2025v23i2.4454Resumo
Conduzir uma pesquisa integrativa sobre a utilização dessas células tronco no tratamento do câncer de pele, visando compreender melhor sua eficácia e impacto clínico, assim como explorar as ações da enfermagem nesse processo. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura utilizando artigos científicos publicados entre 2019 e 2023, consultando bases como Scielo e BVS, e selecionando estudos relevantes sobre células-tronco e câncer de pele. A revisão identificou avanços significativos na pesquisa sobre células-tronco no tratamento do câncer de pele, destacando benefícios terapêuticos, práticas essenciais de enfermagem e desafios na padronização dos protocolos e questões éticas. As terapias com células-tronco mostram-se promissoras, mas a transição para a prática clínica requer superar desafios significativos. A atualização contínua dos profissionais de saúde, especialmente enfermeiros oncologistas, é crucial para integrar essas terapias de forma eficaz.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).