GESTÃO DE PESSOAS NA REDE DE ENSINO PRIVADO: UM ESTUDO DOS SUBSISTEMAS ADMINISTRATIVOS NA REGIÃO DO CAPARAÓ
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2025v23i4.4532Resumo
O processo de gestão de pessoas é parte significativa para a eficácia organizacional, especialmente no setor de educação, o que faz do capital humano ainda mais significativo. Valorizar e reconhecer o trabalho dos educadores e dos envolvidos no processo de trabalho das Escolas de Ensino, tanto do ensino fundamental quanto do ensino superior, promove bem-estar, eficiência e comprometimento impactando diretamente o desempenho e a qualidade do trabalho realizado. Uma gestão de pessoas bem estruturada, que inclui os subsistemas administrativos eficazes, assegura que os diferentes profissionais que compõem tais instituições estejam alinhados com os objetivos delas. Frente a este contexto, este estudo tem como objetivo compreender como os gestores das instituições privadas de ensino da região da Vertente do Caparaó Mineiro implementam os subsistemas de Gestão de Pessoas em suas Instituições, destacando práticas adotadas e desafios vivenciados na gestão. Utilizando de uma estratégia qualitativa e tendo a entrevista com os gestores das instituições como principal técnica para a coleta de dados. Com todos os dados coletados, esses foram sistematizados e analisados seguindo a técnica de Análise de Conteúdo. Os achados revelam a presença e variação dos subsistemas de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, remuneração e benefícios, clima e cultura organizacional, e retenção de talentos como prática de gestão de pessoas. Tem-se, também, que as instituições demonstram avanços significativos na valorização do capital humano, embora enfrentam desafios como a escassez de profissionais qualificados e a padronização dos processos. A pesquisa evidencia que uma gestão de pessoas estratégica e humanizada contribui diretamente para a qualidade educacional, engajamento das equipes e sustentabilidade das instituições.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).