MERCADO GASTRONÔMICO: UM ESPAÇO PARA A CULTURA

Autores

  • Danielle De Oliveira Franklin UNIFACIG

Resumo

Representando o conjunto das práticas e costumes relacionados à arte de cozinhar de um povo, a gastronomia tem sido um importante fator para valorização da cultura em algumas regiões do país. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar a inserção de um Mercado Gastronômico em Manhuaçu, Minas Gerais, e identificar quais os benefícios, no âmbito social e cultural, seriam gerados para a população e o Município. A metodologia utilizada no desenvolvimento do artigo foi à pesquisa bibliográfica, estudos de caso e análise de campo da Feira Gastronômica e Cultural de Manhuaçu. Os resultados alcançados através da pesquisa indicam que a gastronomia está relacionada à cultura de um povo e que os mercados gastronômicos não são lugares apenas de comercialização de produtos, como também espaços que geram novas relações sociais e promovem a cultura. A feira existente em Manhuaçu tem apresentado resultados muito positivos para o município, contudo ainda existe uma carência de mais espaços destinados à cultura. Representando um local de cultura e relações sociais, entende-se que a inserção de um mercado gastronômico traria muitos benefícios para cidade, um espaço destinado ao lazer das pessoas que ali o visitam e que também geraria oportunidade aos produtores e comerciantes locais de exporem seus trabalhos, além de artistas que poderiam fazer suas apresentações.

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Publicado

2019-10-28

Edição

Seção

Arquitetura e Urbanismo