MATRIZ SWOT E FORÇAS DE PORTER COMO FERRAMENTA ESTRÁTEGICA: UM ESTUDO EM UMA MICROEMPRESA MINEIRA

Autores

  • Celsa Maria Laignier Dias Ribeiro da Silva UNIFACIG

Resumo

A pesquisa realizada em uma empresa de produtos e tintas automotivas, teve o objetivo principal traçar o modelo das cinco forças competitivas de Porter, buscando um auxílio para o entendimento do ambiente competitivo, e efetuar uma análise da matriz SWOT evidenciando as forças e fraquezas no ambiente interno, bem como oportunidades e ameaças no ambiente externo. O método utilizado para elaboração dessa pesquisa se deu com abordagem qualitativa e quantitativa para a coleta de dados, desenvolvendo conclusões mais precisas e focadas. Foi realizada uma coleta de dados em forma de questionários para que os clientes pudessem classificar a forma de satisfação em vários quesitos, onde foi apontado satisfação com a empresa, preços e formas de pagamentos, como classificam os produtos. Também foi aplicada uma entrevista ao gestor da empresa a fim de relacionar os resultados obtidos e elaborar as análises ambientais. Foi verificado que o gestor não tem um real conhecimento da situação da sua empresa, sugerindo que a empresa passe por um processo de profissionalização e de uma consultoria para auxiliar no processo.

Downloads

Publicado

2020-01-20

Edição

Seção

Engenharia de Produção