COMPETÊNCIAS E HABILIDADES CONTÁBILATUANTE EM RELACIONAM ÀS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
Resumo
Este estudo relacionou as habilidades e competências demandadas ao Contador e as habilidades e competências propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Ciências Contábeis (DCN). Para tanto, analisou-se a aptidão em apresentar tais competências em colaboradores de um escritório de contabilidade da cidade de Manhuaçu/MG, observando níveis de Likert em uma pesquisa de levantamento. Foram construídas análises de aptidão segregando os dados por setor de atuação no escritório, por habilidades alinhadas a trabalhos técnicos e de análise, planejamento e gestão. Foram relacionadas as habilidades e competências propostas pelas DCNs e as competências do Contador, propostas por Cardoso (2006). Os resultados do estudo sugerem que os respondentes detêm competências mais alinhadas a habilidades técnicas, como a realização de escriturações, apurações e atendimento básico, se comparadas à habilidades analíticas e de gestão, como o planejamento, coordenação e execução de ações práticas de longo prazo, além de atendimento aprofundado das demandas dos clientes. Estes resultados sugerem que os respondentes se sentem mais aptos à realização de trabalhos que lhes exigem apresentar as competências mais técnicas propostas pelo curso de Ciências Contábeis, distanciando-os das habilidades que os aproximarão de assumir postos gerenciais, como Analista Contábil e Contador res onsável.