ESTUDO DE CASO: AÇÕES ESTRATÉGICAS UTILIZADAS POR UM ORQUIDÁRIO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Autores
Gabriel Rufino da Silva Deboçãn
UNIFACIG
Resumo
Com a atual crise gerada pelo cenário de pandemia e as incertezas dentro do mercado, a adaptação à nova realidade se torna cada vez mais desafiadora, em meio ao grande número de empresas que decretam falência, é crucial que as empresas adotem estratégias para se conectarem com seus clientes e obterem sucesso no período de crise. A reinvenção nos métodos de comercialização é mais importante do que nunca, as estratégias digitais têm sido o ponto chave de adaptação para as organizações que desejam continuar vendendo mesmo no período de pandemia. Diante do exposto, este artigo buscou analisar por meio de um estudo de caso, quais as ações estratégicas utilizadas por um orquidário em tempos de pandemia, assim como quais delas mais geram resultados. Perante isto foi feito um levantamento de dados por meio de uma pesquisa descritiva, com uma entrevista semiestruturada com a proprietária da empresa, com abordagem de cunho qualitativo. Com os dados obtidos foi possível considerar que o orquidário em questão adotou inúmeras estratégias que geraram resultados positivos, trazendo o sucesso na adaptação da empresa, se tornando até mesmo uma oportunidade de crescimento. Os principais métodos utilizados pelo orquidário, foram o uso de lives interativas e temáticas com brincadeiras, charadas e sorteios, vídeos no reels do Instagram que geram engajamento, atendimento humanizado e personalizado, entre outras estratégias.