ATUAÇÃO DE CUIDADORES EM SALAS REGULARES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Nayara Costa Silva UNIFACIG

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a atuação do cuidador escolar em salas regulares acompanhando o aluno com deficiência. Para tanto, buscou-se através de uma pesquisa de campo de abordagem quantitativa e qualitativa e por revisões bibliográficas identificar qual é o perfil desse profissional, as dificuldades e as possibilidades de seu trabalho. Foi aplicado um questionário online para cuidadores que atuam nos Centros Infantis e escolas de Ensino Fundamental Anos Inicias no município de Iúna, ES. O estudo foi desenvolvido com a colaboração de 18 cuidadores, que responderam à pesquisa voluntariamente, posteriormente suas respostas foram analisadas e organizadas em gráficos e quadros. Os resultados da pesquisa mostraram que as maiores dificuldades na inclusão dos alunos especiais de acordo são a dificuldade de motivar o aluno, falta de matérias adaptados, falta de apoio familiar e de apoio pedagógico. Quanto às possibilidades se destacaram o uso do lúdico, de jogos e brincadeiras, materiais concretos e sensoriais e atividades adaptadas às limitações do aluno

Downloads

Publicado

2022-01-19

Edição

Seção

Pedagogia