presente trabalho tem por objetivo discutir conceitos relevantes para a inclusão de alunos especiais nas escolas, tais como, estratégias que os educadores usam para a inclusão, capacitação desses educadores para atuarem com a inclusão, leis e documentos que favorecem a inclusão e infraestrutura das unidades escolares para receber os alunos com necessidades especiais. Para abordar essa temática, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico. Observou-se que as estratégias e atividades mais evidentes foram as atividades lúdicas incluindo jogos, cooperativismo e trabalho em dupla, debates, material adaptado para as necessidades do aluno, união entre os diferentes tipos de profissionais do ambiente escolar e os familiares, formação adequada dos educadores para trabalhar com a inclusão de alunos com necessidades especiais e a avaliação dos alunos. Nota-se que há escolas que carecem de infraestrutura para melhor atender os alunos com necessidades educacionais especiais e que os educadores que atuam com a inclusão devem buscar formação especifica uma vez que existem Leis que amparam esses alunos requerendo a eles, uma educação de qualidade.